Quanto pesa seu rack?

Por rafael

Água ou metal...

O que você prefere levar montanha acima: água ou metal? Essa é uma forma irônica de colocar a questão do peso do seu equipamento de escalada, sobre a qual esse artigo trata.
É feita uma comparação do peso total do equipamento básico que precisamos para escalar. Essa comparação leva em consideração 3 tipos de materiais: o primeiro é o material antigo, cordas grossas, mosquetões ovais, fitas tubulares espessas, e por aí vai; o segundo é o material tipicamente visto hoje em dia, com cordas mais finas, mosquetões menores, etc; e finalmente o terceiro leva em conta o que há de mais moderno em material leves para escalada. A idéia é estimar quanto de peso você pode economizar e esboçar a principais vantagens e desvantagens de cada opção.
Para estimar o peso do material antigo, será considerada uma corda de 11mm, mosquetões simples ovais, fitas tubulares de nylon de 24mm de espessura, mosquetões base grandes, freio tipo 8 e um baudrier de 600g encontrado no mercado.
O material típico considera corda de 9.6mm, mosquetões simples assimétricos, fitas de nylon de 16mm de espessura, mosquetões base médios, freio tipo ATC e um baudrier de 450g disponível no mercado.
O peso do material do tipo leve leva em consideração as opções mais leves que se pode encontrar no mercado hoje, corda simples de 9.1mm, mosquetões simples e base com projeto ultra-leves, fitas de dyneema de 8mm de espessura, freio tipo ATC porém com peso reduzido e uma opção de baudrier de 370g, que além de leve ainda é espefícico para montanha.
Em relação ao baudrier, foram descartadas as opções mais leves na pesquisa, baudriers de até 250g, pois estes são próprios para prática indoor, ou vias curtas, e não para a montanha, que é o foco desse artigo.
Todos os conjuntos consideram um total de 3 mosquetões base e 13 costuras de 60cm, ou seja, 26 mosquetões simples e 13 fitas. Costuras longas foram escolhidas para representar um rack típico de montanha. A corda considerada tem 60m de comprimento. Material para escalada em móvel não é considerado.
Bom, aos resultados...
O rack antigo, resultou em 7,8kg, enquanto o rack típico pesa aproximadamente 6,3kg, uma ganho de 1,4kg que a maioria dos escaladores de hoje têm em relação aos escaladores de um tempo atrás. Ou seja, isso representa quase uma garrafa pet de 1,5L de água. É um bom peso pra tirar das costas durante a trilha ou do rack durante a escalada.
O rack leve resultou em aproximadamente 4,6kg. Um ganho de 1,8kg em relação ao rack típico de hoje em dia. Isso representa pouco menos do que 2L de água! Normalmente nas escaladas mais longas escaladores levam 2L de água, ou seja, esses 2kg a menos que pode-se economizar com o material do tipo leve representa todo o suprimento de água de uma escalada longa. Isso é uma economia significativamente grande.
Vale notar também que a maior porção do peso do nosso rack está nas costuras e na corda. Como foi dito antes, não considerando material móvel. Por exemplo, para o rack típico, do total de 6,3kg, só de costuras temos 1,8kg! Outro resultado interessante sobre os novos equipamento é que a evolução mais significativa está justamente no peso dos mosquetões simples, usados nas costuras. Como citado acima, o peso das costuras é de 1,8kg no material típico. Esse valor para o material leve baixa para 0,8kg. O ganho com o peso da corda é de 0,6kg comparando o rack típico com o leve.
Outras considerações...
Importante notar que não se deve olhar simplesmente para o peso do material, a funcionalidade e versatilidade são fatores importantes, isso sem falar dos custos. O preço do equipamento leve é logicamente maior, mas essa discussão foge do escopo desse artigo. Contudo serão levantados alguns pontos sobre a questão da versatilidade do equipamento.
Os mosquetões mais leves têm a grande vantagem do peso, porém a função deles fica bastante reduzida. Apesar de não ser um procedimento recomendado, é comum ver guias usando uma costura na parada para montar um UIAA e dar segurança para o participante. Isso é inviável com os mosquetões simples de tecnologia ultra-leve, pois eles são pequenos demais para acomodar o nó UIAA, não há espaço para o nó dar aquela volta quando se muda a direção da corda, ou fica perto demais do gatilho. Isso torna o uso do UIAA em um mosquetão simples moderno extremamente complicado ou mesmo perigoso. Nesse aspecto um mosquetão tradicional antigo é muito mais versátil, qualquer mosquetão é mosquetão, eles são "pau pra toda obra". Ou seja, no rack mais moderno, apesar da vantagem de ser leve, você tem que gerenciar melhor o equipamento que leva para não ficar sem material apropriado.
Considerações semelhantes valem para o mosquetão base. Os mosquetões base mais leves são pequenos e é comum faltar espaço para prender tudo que é necessário, como a solteira do guia, a solteira do participante, um mosquetão adicional para a segurança do participante ou até mesmo para prender as mochilas ou outra coisa qualquer. Além disso, é muito mais fácil manusear o nó UIAA em um mosquetão grande.
Sobre as fitas, o material dyneema, ou outro similar, usado nas fitas mais leves, tem a desvantagem de não ser um material tão durável como o nylon. O nylon mantem suas propriedades ao longo do tempo e uso. A resistência do nylon reduz pouco em fitas bastante usadas, com nós, exposição ao sol e abrasão. Por outro lado, materiais modernos, como o dyneema, se degradam com facilidade com o uso e sua resistência cai significativamente devido à exposição ao sol, nós e abrasão. De forma resumida, o nylon apresenta uma vida útil superior aos materiais modernos, logo é confiável por mais tempo. Com isso, é recomendável usar nylon para o material da parada ou nas costuras que precisam ser "à prova de bomba". Mesmo assim, o dyneema é um bom material para se usar na maioria das costuras do rack, pelos seus peso e volume reduzidos.
No final das contas...
Encher o rack de material moderno, ultra-leve e pequeno tem uma vantagem muito boa, que é fazer uma trilha e uma escalada longa com menos desgaste, pois a economia de peso é grande. Você caminha mais leve, chega na via menos cansado, escala mais rápido e aumenta suas chances de sucesso. Porém não deixe de levar 1 ou 2 costuras tradicionais, e talvez também aquele mosquetão base HMS grandão. Uma fita ou cordelete de nylon para a parada também é um item recomendável em um rack de montanha.
O material é também uma questão de estilo, há escaladores que têm uma simpatia especial por materiais mais antigos, enquanto outros preferem os mais modernos. O ganho com o peso é obvio nos materiais de tecnologia mais avançada, mas o rack como um todo é escolha sua. Leve em consideração seu gosto pessoal e o tipo de material com o qual você esteja mais acostumado, mas não deixe de pensar o quanto de folego você poderia polpar depois de uma subida íngreme na aproximação, e o quanto isso pode custar ao chegar no crux da via ;)
Fitas Nylon 16mm, nylon 12mm e dyneema 8mm Fitas mais grossas, de nylon, duram mais e são mais confiável. Fitas de dyneema são super leves e ocupam muito pouco volume, mas devem ser trocadas com maior frequência.
Mosquetões simples
comum - 44g leve - 23g Quase metade do peso graças a uma pequena redução no tamanho e ao perfil otimizado Um ganho significativo dado que um rack contém por volta de 20 mosquetões simples

Mosquetões base HMS - 90g leve - 60g O HMS, apesar de ser um pouco mais pesado, é muito mais versátil. Como um rack só tem 2 ou 3 mosquetões base, a diferença no peso total do rack é pequena.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts