Relato: Via Cavalo Louco (5° VI E2 D1 125 metros)

Por cecilia.ferreira

Via de escalada: Cavalo louco
Local: Pão de açúcar
Graduação: 5° VI E2 D1 125 metros
Guias: Rodrigo Milone (1° e 2° Esticões) e Ciça Ferreira (3° e 4° Esticões)

Eu e Milone já tentamos esta via antes com outras parcerias, mas só tínhamos passado da Fenda e nada mais. Combinamos que faríamos juntos. Marcamos algumas vezes e desmarcamos por chuva, preguiça, sono e etc.. No final de semana passada agendamos e formos a base da Via. Milone começou guiando, mas não se sentiu confortável em seguir pela fenda do Cavalo e desviou para o Italianos. Foi ótimo para nos aquecermos para o Cavalo. Aproveitamos para conhecer os novos cabos do CEPI, que nos leva até o Cume.
No feriado, dia 12/10/17, fomos novamente ao encontro da via. Milone, super animado, carregando seu jogo de móveis iniciou guiando. Venceu os lances da Fenda sem muitas dificuldades e partiu para a barriguinha de 5° grau que vem na sequência. A P1 fica uns 4 grampos depois da fenda. É sequencia boa! Acho a fenda maneiríssima.

Img 3258
Figura 1. Primeiro esticão. Milone após a fenda.

Antes de iniciarmos o segundo esticão, Milone sugeriu que eu tentasse guiar, mas além de eu estar parada há um tempo (última guiada em 04-JUN-17), eu sabia que o Crux da via ainda estava por vir. Sabia decisão! Não tinha a menor condição de guiar o segundo esticão.
O segundo esticão é uma diagonal para esquerda. O Crux é um lance VI. É uma passada de pé estranha, na aderência. O fato de você estar seguindo na diagonal, dá uma “onda” a mais. Milone pediu atenção no lance. Pensou um pouco, mas passou bem, sem queda.

Img 3282

Figura 2. Escalando no segundo esticão

Milone ainda estava me colocando pilha para guiar os próximos esticões. Como eram de quarto grau, eu topei. Achei o primeiro grampo longe. Fiquei bem receosa. Para melhorar o psicológico, usei um móvel em uma micro-fenda próximo a parada (P2). Acho que não iria adiantar nada se eu caísse, mas já dá aquela aliviada na cabeça...rs

Img 3281
Figura 3. Início do 3°esticão. Móvel na micro- fenda

O esticão fluiu bem. Tem boas agarras. Como eu não conhecia a via, parrei na parada dupla da P3, mas daria para seguir direto até a P4 (fim da via). Milone subiu sem problemas. Eu puxei o quarto esticão, também um 4° constante, com boas agarras. A via termina em um platozão. Para direita, dá para entrar na CEPI e terminar pelos cabos até o cume. Pela esquerda, dá para acessar o Secundo até o cume. Como nosso objetivo era completar a Cavalo louco, demos como tarefa finalizada e partimos para o rapel. Terminamos a atividade com um banho de mar bem gelado para celebrar essa escaladinha show!

Img 3266
Figura 4. Fim da P4 (fim da via)

Beijos, Ciça

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts