RELATÓRIO VIA AGULHA GUARISH

Por leandro.moda

RELATÓRIO VIA AGULHA GUARISH
Paredão Zezão (3º V E2 D2) + Face SW + Paredão Eldorado (1º II E2)

1. ESCALADORES / GUIAS
a. Emerson Gaier
b. Maira Gaier
c. Ciça (Cecília)

2. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO
- Data: 21 Out 2017.
- Saída do Guia da Base da Via: 09:00h
- Término da Via. 13:00h
- Tempo: Nublado.

3. CROQUI

Croqui 01

4. GUIAS
a. 1o esticão / 3o / 5o / Parte do 6o
- Emerson
b. 2o esticão
- Maira
c. 4o esticão e final do 6o
- Ciça

Obs: Os esticões se referem aos do croqui. As marcações em vermelho são as paradas efetivamente usadas.

5. DESCRIÇÃO DA ESCALADA

a. Antecedentes

- O Emerson já estava querendo fazer essa via há duas tentativas. Sempre desmarcadas por motivos variados.
- O Emerson e a Maira costumam se preparar para guiar à vista as vias. Todavia, dessa vez, não tiveram tempo de estudar o croqui ou assistir filmagens...
- Estavam previstas três cordadas de duas pessoas. Na véspera, decidimos fazer duas cordadas de 3. Por fim, foram uma cordada de 3 e uma de 2 (Thiago Luna e Claudio Murilo).

b. Aproximação

- Nos encontramos na entrada do Parque, em Niterói as 07:30 h.
- Depois da foto Oficial do evento (Outubro Rosa) seguimos para a base da Via. Acabamos desorientados no mato, demorando um pouco. Com menos de 1h de caminhada, chegamos à base da via.
- Decidimos que a Cordada de 3 iria na frente e, ficaria, um rádio com cada cordada, a fim de controlar o movimento.
- Sorteamos / decidimos quem iria guiar a 1ª enfiada. 1o Grampo bem distante.

c. 1o Esticão

- O Emerson preparou a sequência de peças moveis conforme o croqui (Nuts 4 e 5). Iniciou a guiada. Trecho bem delicado, entre o 1o e o 3o grampos. Optou por não colocar as peças móveis. Na avaliação, o desgaste não era compensador. Poderia cair para colocar as peças. Seguiu até a parada simples em um platô (cerca de 60m de 5o grau). Embora esteja no Croqui, não consideramos 5o grau constante. A Enfiada dá uma aliviada depois do 3o grampo.

- A Maira e a Ciça vieram na sequência, sem maiores problemas. O Thiago veio guiando, logo depois.

01 Ciça P1

Foto: Ciça chegando na 1ª Parada.

d. 2o Esticão

- A Maira iniciou guiando, levando as duas cordas. Era uma enfiada que tinha tudo para ser fácil. Todavia só tinham 3 grampos em 55m. A Maira costurou o 1o e não encontrou o caminho da via. Subiu e encontrou o último grampo. Foi assustador ver alguém escalar sem grampos por um caminho sujo, que não era da via. O caminho correto é paralelo à aresta da direita. Ali estavam os grampos... Não tinha como saber guiando a vista...

- Na sequência, a Guia deu segurança simultânea para a Ciça e para o Emerson. Subiram pelo mesmo caminho errado e muito sujo. 

- O Emerson foi para o grampo da frente. Todos concordaram em não parar três pessoas em um grampo único.

02 Ciça Maira P2

Foto: Maira e Ciça na 2a Parada

e. 3o Esticão

- O Emerson resolveu guiar porque já estava no grampo da frente. Foi a enfiada mais bonita. Todos escalaram por uma aresta muito maneira. Todavia, eram 55m com somente 2 grampos até a parada. Resolveu não parar no grampo. Seguiu para o mato e montou uma parada na árvore. As meninas subiram sem problemas.

f. 4o Esticão

- A Ciça iniciou guiando, levando somente a corda da Maira. Era um 4o Grau; agora com muitos grampos. 50m com 4 grampos. Rs. Seguiu até uma parada em platô.

- A Maira seguiu escalando e o Emerson foi o último. 

03 Ciça 4 Esticão

Foto: Ciça guiando o 4o Esticão / Pessoal na parada.

g. 5o Esticão / 6o Esticão

- O Emerson chegou e foi escalado pela Maira a Guiar. Levou as duas cordas. Seria um 3o com 2o grau, tranquilo (55m com 5 grampos). Optou por seguir até uma parada dupla de rapel (cerca de 65m). Como a corda da Ciça era de 60m, ela teve que ir à francesa no final. 

- A Ciça e a Maira chegaram sem problemas.

05 Emerson 5 Esticão

Foto: Emerson guiando o 5o Esticão.

h. 6o Esticão

- A Ciça guiou esse final. Cerca de 15m, sem grampos. Mas era bem fácil. No croqui um I Sup. Na sequência seguiu a Maira e o Emerson. 

- A Cordada do Claudio e do Thiago chegou rapidamente. Coordenamos o movimento pelo rádio. O Cadu e o Linhares chegaram também. Foi surpresa. O CEC todo no cume.

06 Emerson Maira Ciça Cume

Foto: Cume.

6. CONCLUSÃO

- Via muito maneira, com técnicas de escalada de agarras e de aderência. A graduação reflete a dificuldade apresentada. Escalar pela aresta é uma sensação indescritível. Cuidado com a exposição inicial e a das enfiadas. Não creio que seja E2. Recomendamos...

07 Cec Cume

Foto: Galera reunida no Cume.

Por: Ciça

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts