Tarcísio Resende – Pão de Açúcar

Por rafael

Data: 28-Mar-2010 Excursão: Tarcísio Resende
Face Leste do Pão de Açúcar Classificação: Escalada
Graduação: 2 II E1 Guia: Rafael Rossi P: Marie G: Luis Hashimura P: Pablo

Marcamos inicialmente para repetir a Iemanjá. 12h na corrente, sol forte, ficamos em dúvida se íamos ou não na Iemanja. Decidimos ir até o mirante do contra-forte da face leste para ver e chegando lá, realmente a face estava toda com sol em um ângulo que não faria sombra tão cedo. Mudamos de idéia e fomos para Costão com Tarcísio Resende.

Com a mudança de planos, estavamos com tempo sobrando, então fomos em um rítmo bem devagar, parando bastante pra olhar o paisagem, conversar e descansar.

A Tarcisio é uma bonita via logo depois da escalada da subida do costão. Vai seguindo toda em horizontal, diagonal, por cima dos tetos da face sul. A via estava na sombra com uma brisa bastante agradável.

Alguns momentos de tensão quando a Marie começou a passar mal, pressão baixa e visão escurecendo enquanto escalava. Ela pediu para parar um pouco. Na mesma hora o vento ficou mais forte e umas nuvens começaram a se formar, fiquei apreensivo com medo de chuva e insisti para que a Marie continuasse escalando, pois ainda faltava um lance vertical com agarrinhas pra sairmos da via. Ali onde estavamos, acima dos tetos, não há opção de rappel, e desfazer as horizontais com chuva não seria legal com alguém passando mal. Resolvemos isso agilizando a escalada. A Marie ficou onde estava, o Luis, que guiava a segunda cordada, passou por ela e veio até onde eu estava. Ele me emprestou mais algumas costuras e me deu seg para passar esse trecho vertical, de onde há a opção de fugir da via para o costão. Feito isso, já estava mais tranquilo, pois já havia corda de cima para sair em caso de chuva. Puxei a Marie, que já passava bem e logo vieram Pablo e Luis.

Seguimos até o cume, e nada de chuva. Bonita escalada, fácil e bem protegida. Valeu pessoal!

Da esquerda para a direita: Pablo, Marie, Luis. Foto: Rafael

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts