Travessia da Neblina e Morro São João (PARNASO)

Por fredcampos

Data: 18/04/2010
Tipo: Caminha com trechos de escalada Classificação: Caminhada pesada, escalada 2º Horário de Encontro: 08:00, portaria do PNSO Sede Teresópolis Guia da Prancheta: sem prancheta Participantes: Fred Campos e Guilherme Fonseca (Piu-Piu)

Mais do que eu relato, resolvi fazer um pequeno “guia” para caso alguém se anime a repetir esta excelente aventura.

link para as fotos: http://picasaweb.google.com/Fredcam302/20100418TravessiaDaNeblinaEMorroSaoJoao?feat=directlink
Assim começa: Fomos eu e Piu-Piu no domingo passado (18/04/2010) fazer a Travessia da Neblina e o São João. De início a travessia não estava nos planos, mas como eu ainda não tinha feito, aceite na mesma hora o “aditivo” extra da aventura
A trip começa na trilha que vai para o Sino, sobe normalmente cerca de 1h (indo rápido), passando pelo Véu, pela gruta, e bem escondida, perto dos canos de água (canos estreitos de aço) onde seria o Abrigo 2 saímos da trilha e começa o “perrengue”, pois a mata é fechada e tá cheio de bamboooooo.

Descemos um pouco, passando por um ou dois córregos secundários e saímos a direita em um totem que aponta para “o alto e avante”.

Dica: não vá com roupas largas ou mochila cheia de adornos, pois vai prender em tudo qaunto é galho ... e cuidado com a “mãe natureza”, pois em uma ponto eu me irritei com a mochila agarrada, dei um puxão, quebrei um galho grande ... até pedi desculpa a plantinha ... só que 10 metros depois tomei uma galhada no olho, entendi que era um “troco” da floresta pela minha falta de respeito ... tem que pedir licença e passar com humildade ! rsrsrsrssss
Depois de cerca de 1h emergimos da mata, após um bata trepa raiz, chegando na crista e pegamos a direita (a esquerda não vai a lugar algum) que vai levar mais a frente na Verruga do Frade (até aqui 2h). Agora já dá para ver o Escalavrado e o Dedo no ângulo que ele fica bem “gordinho” e deveria ser “Dedão” ou Polegar de Deus.
Logo depois vem a primeira escalada no Paredão Roy-Roy, eu diria um 2º grau de um único lance que dá para fazer sem corda. Se ficar estranho é só segurar no grampo (se é que aquilo é grampo, mais parece uma barra de ferro encravada), e mandar para cima. Pronto !
Caminha-se mais um tanto pela crista, passa da verruga na base da chaminé, desce, sobe e logo depois vem mais um trecho de escalada, agora também um 2º com uns 8 grampos para fazer os cerca de 20m de horizontal de platô e depois mais uns 15 de vertical meio para direita, muito bem protegido e com uma rocha super-super aderente !!!
Depois de seguir por algumas rampas de rocha e caminhar mais alguns minutos chegamos na Pedra da Cruz, lindo visual do São João, São Pedro e Agulha do Diabo (3,5h a 4h).
Aí é só seguir e descer pela trilha do Sino (+3h). Ida e volta, que sem muita pressa dá para fazer em 8h “round trip”. Para mim é uma trilha das 10+ do Brasil !!!
Esta foi a dica para fazer só a Travessia .... para o São João seguimos adiante.
Depois da Pedra da Cruz nós continuamos em direção ao Mirante do Inferno pelo Caminho das Orquídeas, passando pelo Rio Paquequer, chegando ao colo entre são Pedro e São João tocamos para cima pelos platôs de mato e rampas de pedra para chegar ao cume do São João com um pequeno trecho de escalada e um grampo de artificial.
Cume! Show de vista da Agulha. E mais legal é ver a Chaminé da Unha perfeitamente alinhada em um ponto da subida do São João.
É isso.
Fred Campos.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts