Travessia do Urso

Por charao

Nosso boreal sócio Rafael Rossi nos enviou o relatório de uma travessia muito bonita na Escandinávia. Ele a esposa se conheceram no Clube Excursionista Carioca, se casaram, tiveram uma filha e resolveram abrir uma filial do CEC na Noruega. Veja o relato:


Bjørndalstraversen ou Travessia do Vale do Urso


A travessia do Vale do Urso é uma clássica na Noruega. Ela fica nos Alpes de Rosendal, sudoeste da Noruega, umas 4h de carro de Stavanger. Em seus 16km, as paisagens são bastante variadas, floresta, campos de vegetação baixa, lagos, cachoeiras, a geleira de Folgefonna e pedra, muita pedra.

A caminhada começa na cota de 150m, em Muradalen, e em menos de 4km sobe até o cume do Andersfjellet, a 1223m e em 5km chega ao cume do Bjørndalstindane, a 1426m. Aí começa o crux da travessia, que é uma crista de uns 2km de extensão entre dois picos, o Bjørndalstindane e o Juklavasskruna, um caminho muito estreito, as vezes menos de 1m de largura, com uma queda bem vertical de várias centenas de metros de prominência nos dois lados. Depois dessa crista, passa bem perto de uma geleira e desce para o Vale do Urso antes de voltar a encontrar a trilha de subida.

01 Mapa

Mapa dinâmico (abre em uma nova janela)



Saímos de Stavanger na sexta logo após o trabalho, às 15h, depois de dar azar e perder a barca e pegar obras na estrada, chegamos no ponto onde começa a travessia um pouco antes das 20:30. O plano era subir e acampar em um platô na cota 850m para ganhar tempo no sábado, pois havia previsão de chuva na parte da tarde. Com o pôr do sol por volta das 21h, ainda tínhamos 1 hora e meia de claridade, mas subir esses 700m com mochilas pesadas foi duro.

02 Pordosol

Pôr do sol por volta das 21h



Montamos acampamento no escuro, sob uma linda lua cheia. O tempo estava bom, pouco vento, uns 5°C. Uma janta quente e uns goles de whisky caíram bem. No dia seguinte levantamos cedo, 5:30, e começamos caminhas uns 6h.

A trilha até o ponto do acampamento é bem marcada e segue para dentro do Vale do Urso. Porém, para a travessia, nesse ponto deve-se sair da trilha e partir em direção aos picos mais íngremes que levam à crista. A travessia entra no Vale do Urso mais adiante, já na volta.

Do platô do acampamento, sobe-se sem trilha por uma encosta que leva ao cume do Andersfjellet a 1223m.

01 Acampamento
Acampamento - difícil de ver, mas tem uma barraca verde, logo acima do lago, no meio da foto

04 Uskedalen
As paredes de Uskedalen, um vale com várias vias longas em móvel

05 Cume1
Primeiro cume - Andersfjellet, 1223m, pouco menos de 1h do acampamento

06 Crista
Na foto acima: Do cume do Andersfjellet, vê-se pela primeira vez a crista da travessia. Na foto, o primeiro cume mais alto do Bjørndalstindane a 1426m, e mais ao fundo o Juklavasskruna, por volta de 1400m. A travessia segue por essa crista, um pouco exposta até o primeiro cume, e mais exposta na segunda parte.


Para o trecho exposto na crista, é recomendado levar corda e material básico de escalada para proteger caso for necessário. Durante a travessia, o tempo estava bom, pouco vento e a pedra seca, não sentimos necessidade de proteger então o material ficou na mochila, porém em caso de o tempo virar e a pedra molhar, seria bom ter corda e uns nuts em alguns trechos.


Vídeo1 - https://www.youtube.com/watch?v=D0-17qc9m3Q

Vídeo2 - https://www.youtube.com/watch?v=1DWii7CpyN4

07 Juklavasskruna
Foto acima: trecho delicado até o Juklavasskruna, e ao fundo a geleira de Folgefonna.

08 Sorriso
Pausa pra foto… paisagen muito show, muita pedra, lago, cachoeira (gelada!)

09 Mais Sorriso
Mais pausa pra foto - ao fundo o Fiorde de Kvinnherad

10 Almoco
Pausa no cume do Bjørndalstindane, antes de entrar no trecho mais delicado até Juklavass

11 Solo

Alguns trechos de trepa/destrepa pedra II+ quase III

12 Crux
Trecho mais delicado - a travessia passa por toda a crista da foto acima, fazendo um grande U ao redor do vale


13 Crux2
A crista da foto acima, agora vista no outro sentido

14 Sul
Seguindo pela crista no lado sul do vale, bem menos exposta. Após o cume da foto, a travessia desce à esquerda, entrando no Vale do Urso.

15 Oeyravatnet
O lago Øyravatnet, dentro do Vale do Urso. O vale fica a 600m. Até o acampamento ainda tinhamos que subir 200m antes de arrumar as coisas e descer até o carro.

16 Casadourso
Cabanas típicas quase chegando de volta no trecho do acampamento.

17 Totem

Depois de levantar acampamento, começando a descida - ao fundo, Rosendal e o Fiorde de Kvinnherad

18 Desce
Descida quase no final, um trecho de floresta. Depois de mais de 10h de travessia, as pernas reclamaram de colocar a mochila pesada nas costas e descer 700m.

Começou a chover uns 15min antes de chegarmos no carro, por volta das 17:30, ou seja, quase 12h de atividade. Foi bom sentir a água gelada quando se está cansado. Passamos num posto de gasolina pra pegar um café a voltamos pra Stavanger no sábado mesmo.

Hoeydeprofil

O perfil de altimetria da travessia.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts