Via SOL da MEIA-NOITE, em Salinas 4 (VI) E3/E4 450m

Por charao

Eu e o Márcio Hosken entramos na Sol da Meia-Noite, no Capacete, como parte de um projeto de escalar vias inéditas nos Três Picos de Salinas. De todas as incluídas neste projeto de inverno, esta era a via de graduação mais baixa, apesar de ter uma exposição considerada alta, fato este agravado pela proteção feita em grampos Stubai de 1/4 de polegada. Acho que por isto ela têm poucas repetições...

A caminhada se dá tranquilamente até a base da via Sólidas Ilusões, no Capacete, de onde se continua ora beirando a pedra, ora se afastando e varando um bambuzal por aproximadamente 75 metros, buscando a via para a esquerda. Existem duas bases possíveis, conforme croquis do Guia de Salinas. Se optar por sair do chão mesmo, mantenha-se muito baixo e nunca suba em nenhum platô de mato. Eu e Hosken acabamos escalando uma canaleta da mato, o que nos levou para a base de cima, bem embaixo de uma fenda expressiva, que aparece no croquis do Tartari (o croquis do Ivan/Jean Pierre cita um totem na base, mas não é isso). Por sinal os dois croquis se complementam, o ideal seria escalar com os dois, não podendo eu iria com o do Ivan. A divergência entre os dois croquis é grande (desculpe pessoal) com a P7 do Guia sendo a P8 da croquiteca (?!). Se optar pela base de baixo, não parece ter nenhuma proteção móvel até chegar na base de cima (uns 12 metros de altura).

Até P1:Abra para a esquerda e toque para cima, protegendo ou não com móvel (não vale muito a pena) até dominar o platô da esquerda e achar uma fenda onde cabe um Camalot #1. Continue em diagonal para direita e depois para cima mesmo, começando a costurar nos Stubai. Eles aguentam. Eu acho. O croquis do Tartari é o correto neste ponto, pois a via segue em diagonal para direita e não para a esquerda, conforme a croquiteca (ainda bem que eu estava com um xerox do Tartari...).

Até P2: o terceiro Stubai é bem mais para a esquerda (o croquis do Ivan acerta neste ponto), eu saí do segundo, abri uma horizontal para esquerda, subi, fui para a esquerda e aí então eu vi o Stubai. Toque ainda mais para esquerda e depois para cima, chegue num platô, suba um pouco mais e ache a parada. Esta é a rotina da via, subir, fazer diagonais, costurar pouco, acreditar que alguma hora vai aparecer um Stubai. Até P3: este é o primeiro esticão curioso, tipo parada e depois parada. Na verdade há alguma coisa em móvel a ser colocada (nada fixo). Toque para cima, é terceiro grau. Eu invadi o quarto esticão e costurei o Stubai pois NÃO existe ou não achei a P3 descrita em ambos os croquis. Deste Stubai fui para a esquerda e fiz parada numa raiz forte.

Até P4: a fenda é bonita, aproveite e só pare no primeiro grampo DEPOIS da P4. É um dos poucos grampos de 1/2 polegada. Achei que era assim para segurar uma eventual queda no quinto grau adiante, mas que nada, tem um platô embaixo, não pode cair, com ou sem grampo de meia.

Até P5: Saindo deste grampo, DESÇA caminhando para a direita, em horizontal por uns 7 metros, até achar uma grande agarra tipo maçaneta. Mande ver, sem cair, pois tem o platô por onde você veio caminhando. Depois de uns 8 metros começam as fendas e já dá para ir protegendo (usei dois camalots # .5 seguidos). Respire, avance, proteja e vá para o crux, descrito como sexto grau, protegendo em móvel, fica bem de pé (negativo?) mas é só por 1 ou 2 metros, saia logo daí e avance para P5. Preste atenção no seu parceiro, esta é a hora dele suar um pouco.

Até P6: este esticão dá MUITO arrasto pois abre-se bastante para a direita e depois muito para a esquerda, escalando e protegendo por baixo de uma fenda e um platô de mato. O croquis do Ivan é mais preciso neste ponto, percebe-se melhor que vai dar arrasto.

Até P7: cuidado, na croquiteca sugere-se fazer a P7 bem baixo, no segundo grampo grosso, achei melhor tocar para cima, não havia arrasto. Segui o croquis do Tartari e deu muito certo pois costurei 2 grampos de meia e dois grampos Stubai. A noite caiu e tudo ficou mais difícil pois a navegação nesta via, se já era complexa, ficou ainda pior. E ainda por cima a minha lanterna começou a pifar e apagar sozinha. O último Stubai é muito difícil de achar, foi batido dentro de um pequeno buraco. Enfim, fui tocando, balançando a cabeça para fazer a lanterna funcionar. Felizmente achei P7, batida na borda de uma proeminente canaleta que se destaca neste setor (todo este esticão é dentro dela).

Até P8: siga até a laca, ponha um móvel (acho que o camalot #.75) e toque para a esquerda. Toque mais. Primeiro Stubai, segundo Stubai mega torto, e um trecho descrito como Expo!. O que fazer: proteja em móvel, depois num bico de pedra e depois um .75 numa fenda no seu pé. Algum grande platô caiu, pois passei por uma mancha branca antes de alcançar a P8.

Até P9: mande ver na fenda, é fácil, só protegi no final. Atinja uma canaleta de mato para a direita, passe pelo Stubai (no Guia diz que é de meia mas não é, neste ponto o croqui do Ivan está mais preciso, pena que não levei o dele), continue subindo, ponha um camalot #2 e saía da canaleta. Toque para cima. Mais. Beire o mato pela direita deste, depois de uns 12 metros chega-se em P9. Se estiver de dia, verás uma ou outra chapeleta da Sólidas, bem para a direita.

Até P10: saia pela esquerda e toque para cima. Se quiser proteger, não tem nada (ok, dá para botar um nut pequeno, psicológico). Chegue no Stubai, ao lado tem um grampo de meia da Sólidas e continue. Esta parte já é segundo grau, a montanha está querendo se entregar, não tem mais proteção.

Até o CUME!: saia pela esquerda, escale, caminhe, vá em direção aos tetos, passando por baixo deles, da esquerda para a direita. A corda vai acabar, dê segurança em árvore ou deixe o participante sair escalando também, até se atingir o grande bloco de saída da Roberta Groba, onde se pode entalar e dar segurança de corpo. Aperte a mão do seu companheiro e é isso, no more Stubais entre vocês!!!

DICAS e CONCLUSÃO 1- a navegaçao é difícil, até para achar a base dá um pequeno trabalho. Comece a trilha cedo, no máximo às 7h, para poder começarlá pelas 8h pois a via VAI demorar 2- leve qq um dos dois croquis e desenhe a mão as observações que acabo de descrever, vai ficar mais fácil de entender quanto estiver guiando (dois croquis mais esta descrição, aí já é demais para levar na guiada, né??!) 3- leve Camalots até o #2, repetindo o #.5, o #.75 e o # 1. Não repeti o #2 e não levei o #3.Levei um Omega Pacific, só usei uma vez. Se gostar de nuts leve só 3, pequenos.

BOAS ESCALADAS!!!

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts