logotipo

Baden Powell

Graduação: 4° IVsup

Localização: Irmão Maior - Leblon ( Rio de Janeiro )
Ano: 1960

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Os grampos da via ainda são de 1960(alguns em estado precário).Quem quizer repetir a via com segurança levar excentrics e friends grandes e médios para melhorar a proteção. O acesso se dá pela base do Paredão Paulista no Irmão Menor e segue beirando a parede do Irmão Menor até o colo entre o Maior e o Menor, onde começa a escalada.
Sucesso !
André Annes Montannes (Cume Calmo)

andre annes (baden powel)
Mon Apr 23 19:57:27 2001


O acesso ao cume na última travessia p/ a direita numa área com vegetação é feito por um diedro em diagonal p/ esquerda.
Este pode ser identificado por por uma laca de +ou- 1 metro que se encontra na sua base e está ladeada por dois cactus.
O único grampo desse trecho está a uns 10 metros do platô, depois a segurança pode ser feita em arbustos ou de platôs quase já no cume. Uma calça comprida(muitos espinhos) seria uma boa pedida p/ o acesso a base da via.

mauricio (mauvotre@yahoo.com.br)
Mon Jun 30 10:44:15 2003


A via é realmente expetacular!mas chamo a atenção para a violencia do local, acabando o baden eu e uma amiga encontramos um grupo de bandidos armados no cume, queria dinheiro, maquinas fotograficas, etc..como não tinhamos nada,só o equipamento de escalada(não interessava a eles) fomos liberados.Existem muitas via boas no rj, não acho que nenhuma valha o perrengue que passamos.

pedro aragão (pedrocel@uol.com.br)
Thu Apr 15 11:01:04 2004


legal vc comentar o fato so que esta afugetando os escaladores do local, a violencia esta em todo lugar convido a todos para escalar o irmão maior a moro no local a 20anos

alex rocha (alexescalando@yahoo.com.br)
Fri Apr 28 18:23:37 2006


É interessante saber que a conquista desta via foi o marco divisório entre as técnicas de escalada utilizadas até 1960 e as novas técnicas que surgiam. As técnicas anteriores utilizavam corda de sisal alcatroado, troncos, segurança fixa e cabos de aço. A via até a Perimetral foi conquistada dessa forma. Após, passou-se a utilizar cordas de náilom, segurança móvel, lances em livre, sem a ajuda de troncos, etc., técnicas que daí por diante passaram a ser utilizadas no esporte. A conquista da via, portanto, é um divisor de águas com relação as técnicas e conceitos de escalada e segurança.

Cláudio Leuzinger (claudioleuzinger@uol.com.br)
Thu Jul 16 12:45:33 2009


Pessoal,

Eu entrei na Baden Powell nesse último final de semana e não tivemos qualquer tipo de problema na trilha para base, ou na trilha que desce do cume em direção ao Vidigal.

Com relação ao estado de conservação dos grampos, realmente a grande maioria deles está muito ruim, tirando uns três, o resto são daqueles das antigas, para fora e todo enferrujado....sempre que possível vale dar um boca de lobo na base do tarugo. O cabo de aço também não esta nada bom, é preciso escalar com muita delicadeza usando ele.....

O que pegou na verdade foi o sol, ficou muito quente hoje e não tinha água que resolvesse o caso! Na descida do cume fomos direto para uma birosca no alto do Vidigal para comprar uma água. Vale ressaltar que o clima lá está muito tranquilo!

Quanto as peças, eu levei um joguinho com os camalot .5, .75, 1, 2 e 3, mas não o .5 e o 3.

Apesar da situação meio tensa na semana passada, dos grampos em estado muito duvidoso, cabo de aço em petição de miséria e do sol implacável, a via é um clássico e vale ser repetida!

Abs,
Mauro

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Apr 16 12:09:32 2012


A base da via eh acessada através da trilha de aproximação do irmão menor. Após chegar a irmão menor, contornar o mesmo deixando - o a esquerda. Após o colo entre os irmãos só andar mais uns 10 metros q a chaminé será visualizada. Via animal...

Daniel Coelho (joelhocoelho@gmail.com)
Wed Sep 30 16:47:12 2015


O melhor croqui está na Companhia da Escalada ou então no livro "50 vias clássicas".
Sendo que a via foi reformada depois, com retirada de grampos, na primeira enfiada, no diedro depois do lance do Waldema, e no tótem. Paradas foram duplicadas - a P1 sugerida é antes da artificial.
A proteção ficou justa para uma via mista. Um jogo de friends (Camalot .4 a 3) resolve bem e é obrigatório.

Hans (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Mon Jul 29 06:32:07 2019


Acessamos a via pelo Parque do Penhasco. Subimos até o Irmão Menor (base da via Paulista) e contornamos à direita. Num certo momento, quando aparecem blocos de pedra junto à parede, a trilha se afasta dela.
Continuamos caminhando na horizontal até o grotão que desce do colo entre os irmãos.
Subimos este grotão, bem fácil, e chegamos à base da via, que é muito característica e bem desenhada no croqui da Companhia da Escalada,

Hans (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Mon Jul 29 06:38:39 2019



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!