logotipo

Cavalo Louco, Paredão

Graduação: 5° VIsup

Localização: Pão de Açúcar - Urca ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Sérgio Poyares, André Santanna e Juarez Fogaça.
Ano: 1984

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


O crux e VI e nao VI+ e o piton de argola nao existe mais
e pode ser substituido por um grampo.

Poyares (poyares@hotmail.com)
Wed Oct 7 21:10:57 1998


O piton nao existe mais e NAO deve ser substituido por grampo e sim por pecas moveis como nuts de cabo pequenos.

Segio Poyares (poyares@hotmail.com)
Sat Mar 3 09:08:30 2001


Atenção: O Grampo do final da fenda não existe mais. É necessário utilizar material móvel. O Conquistador (Poyares) sugere usar um Metholius 1.0 (azul) para proteger a saída da fenda.

Marcelo Roberto Jimenez (mroberto@cetuc.puc-rio.br)
Thu Mar 29 10:34:28 2001


Outra sugestão para fazer a fenda e a barriga: Na fenda é possível proteger com hexecentris da Wild Country nºs 04, 05 e 09 e na barriga entra um stoper nº 07 numa fenda horizontal.
abracos

Bernardo Collares Arantes (tioze@uol.com.br)
Tue Mar 12 16:22:52 2002


sugestão de equipo na fenda (em ordem de colocacao):
- hexentric 9
- camalot 1
- camalot 3.5 na virada

Gabriel Queiroz (gabrielfqueiroz@gmail.com)
Mon Mar 24 18:30:24 2008


Geralmente eu protejo bem o início e o final da via, sendo as melhores proteções nuts grandes e médios.

Os friends não ficam muito bons, já que a fenda é bem irregular, mas algumas pessoas utilizam um friend da fenda horizontal já no final do lance.

Eu particularmente coloco um nut no final da fenda e já faço a passada para a direita, entrando na parede. De qualquer forma é interessante levar uns friends médios e uns nuts grandes e médios.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Apr 5 15:12:15 2010


Voltei lá recentemente....algumas vezes...a via é realmente muito boa!

Dessa vez na fenda eu coloquei um Camalot #2 e no final um Camalot #3 já na fenda em horizontal lá em cima, essa peça ficou excelente, deixa o lance muito bem protegido!!!! A boa é subir até o final da fenda, colocar o Camalot #3 na fenda horizontal bem em baixo do tetinho/barriga. A colocação fica no lado direito desse tetinho/barriga, um buraco lá dentro, não tem erro e a posição é super confortável. O idealmente é usar uma costura de 80cm ou 120cm para diminuir o atrito. O Camalot #1 também pode ser utilizado na fenda, um pouco antes de chegar no tetinho/barriga, bem na passagem para a parede na direita.

Depois eu gosto de descer um pouco para fazer a passagem da fenda para a parede. Esse é o crux da enfiada, um lance delicado de equilibro, mas depois que passa para a parede a direita da fenda, já é possível costurar e existem muitas agarras.

No crux da segunda enfiada, um VIsup, eu faço da seguinte forma: gosto de costurar, subir um pouco e colocar os pés em um friso logo acima do grampo, fazendo uma passada para a esquerda, colocando o pé esquerdo em um abaulado. Lance de equilíbrio......Nessa posição já é possível costurar o próximo grampo com a mão esquerda. Na sequencia, junta-se os dois pés no abaulado e faz mais outra passada para a esquerda, em outro abaulado. Um pouco abaixo desse segundo abaulado existe uma boa agarra de pé, pode ser uma boa usar essa agarra, que é meio branca.

Depois a via segue em mais um ou dois lances delicados para cima, mas a partir dai vira um passeio de quarto grau!!! Com uma corda de 70 e costuras longas (60 e 80cm) é possível passar batido pela P2 e fazer a parada somente na P3, que é mais abrigada do sol.

Dai é só alegria para o cume!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Apr 7 16:50:38 2014


Colocando o Camalot #3 no canto direito da fenda horizontal no final do diedro, lá dentro do buraco, a saída do diedro para a direita fica muito bem protegida, só aconselho colocar uma fita de pelo menos 80cm para evitar o atrito.

O crux da primeira enfiada é meio delicado, existe um pequeno buraco no final do diedro em que os quadro dedos da mão esquerda entram como uma faca, a pegada ali é muito boa! O lance é se posicionar com a mão esquerda nesse buraco e depois fazer a passada para a direita, procurando as agarras para o pé direito e mão direita já na parede fora do diedro.

O lance do crux da segunda enfiada é como eu informei no comentário anterior, coloca os dois pés no friso (esse friso é em diagonal) e faz uma passada para a esquerda, colocando o pé esquerdo em um abaulado. Depois joga o pé direito em um reglete um pouco mais alto e já é possível costurar o próximo grampo com a mão esquerda. Caso fique no veneno, existe um parafuso ao lado do grampo que pode ser utilizado como um micro agarra....kkkk....

A sequencia do lance continua indo para a esquerda, mais uma ou duas passadas colocando os pés em abaulados, mas nesse momento a costura vai estar por cima, sem erro. Em dado momento vai ter uma agarra branca para o pé e as agarras começam a aparecer para as mãos, depois é só tocar para cima e as agarras aparecem com mais frequencia e a via fica na casa do quarto grau.

Gosto de lavar uma corda de 70m e 14 costuras logas para emendar a segunda e terceira enfiadas da Cavalo Louco. Depois eu emendo quarta enfiada com a travessia para o Secundo e faço a retinha do Secundo (mar de agarras) em apenas uma enfiada. Desta forma, consigo fazer toda a aparede em 5 enfiadas, sendo 3 longas.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Nov 3 11:53:08 2014


Se quiser deixar a fenda extremamente bem protegida, basta colocar as peças na seguinte ordem: excentric BD #9, Camalot #2, Camalot#1, Camalot #3. Todas as peças ficam a prova de bomba! Se não quiser carregar muito peso, pode deixar o Camalot #1 em casa.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Nov 3 11:59:49 2014


Fui la com Blanco dia 26 setembro 2015. Foi show as dicas acima foram boas! A via muito muito boa vale muito a pena! Ainda encontrei o Mauro Chiara na base da via! Grande agradecimentos a todos! Russell

Russell S. (Mountainsadventure@gmail.com)
Mon Sep 28 15:37:04 2015


Informações sobre a via postadas pelo Poyares 'por aí'...

Milone, já q vc provocou vamos lá: esse lance da foto, a fenda, foi conquistado pelo André Papel que tinha esse apelido por ser leve como uma folha de papel. Escalava com uma classe rara de se ver. Na época não existia friends, goma cozida e todo os outros facilitadores. Papel subiu a fenda com excentrics e parou em baixo do teto para bater o grampo que hj não está mais lá. O proximo a conquistar era eu! Lá fui com um par de cliffs as brocas d 1/2 e a marreta. Apenas isso. O lance da saida da fenda saiu de primeira, como mágica! O mais interessante é que depois nas incontáveis repetições que fiz, algumas em solitária, sempre fiz o lance exatamente como conquistei. O nome Cavalo Louco foi dado pelo Juarez, pois achavamos que a via ia nos dertubar muito. Outro fato interessante desta escalada é que na ultima investida o Andre Papel, para surpresa de todos, distribuiu o seu pouco material entre nós e parou definitivamente de escalar.

Rodrigo Milone (rodrigo.milone@carioca.org.br)
Wed Nov 11 13:20:36 2020



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!