logotipo

Frade de Macaé

Graduação: 1° I

Localização: Pico do Frade - Glicério ( Macaé )
Conquistadores: Hamilckar "Neblina" Reigas, Lauro Ferreira e Ricardo Menescal.
Ano: 1949

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Frade de Macaé



Localização: Glicerio - distrito de Macaé

Classificação: Caminhada semi-pesada com A1 (cabo de aço)

Tempo de caminhada: 3 horas até a base do cabo. + 1hora para cabo de
aço/final da caminhada.



No caso de um grupo grande é recomendado utilizar o procedimento de
cordadas, com costuras intermediarias, para subida para economizar tempo.
Ha cerca de uns 100 metros de via feita em cabo de aço / corda de nylon.
Os esticoes são de uns 30 metros cada. Tempo de descida: 2h 30 min.
Acesso: BR-101, trevo de Macae. Neste trevo, pegar para Gicerio. Glicerio
é o terceiro lugarejo a partir do trevo de Macae. A partir de Glicerio,
pegue a estrada de terra, siga reto e pegue a segunda estrada de terra a
direita, evitando de entrar na placa Frade. Tendo outra estrada de terra
pegue a da direita. O local de deixar o carro é cerca de 11 km apos a
saida de Glicerio, onde existe uma casa a esquerda e uma estrada de terra
a esquerda. A estrada de terra é razovel porem a velocidade media deve ser
10 km/h a 20km/h.


Para pegar a trilha suba até o topo dessa estradinha, e logo depois desse
topo começa-se a descer. Onde houver uma cerca de divisão de terreno,
encosta a cima é onde a trilha começa.



A trilha não tem misterio. É um toca pra cima no melhor estilo. Quase
chegando no cabo de aço os lancezinhos da caminhada começam e afugentam os
mais medrosos. Tome cuidado ao andar nesta trilha. Ela esta num processo
de degradação muito grande. Além disso o pessoal da região esta com ideia
de queimada.


Lis Maria Leoni Rabaco (rabaco@compuland.com.br)
Thu Sep 3 11:16:38 1998


A estrada até o frade está asfaltada, o que facilita muito o acesso e foi retirado os cabos que ficavam lá devido a degradação do local.

FABRÍCIO (fabricio.silva@inepar.com.br)
Mon Jun 23 14:54:54 2003


Esta trilha é muito puxada, mas é muito divertido e a vista é algo indescritível... Eu, particularmente,não acho tão fácil de chegar como a autora do site diz. Tem de tomar muito cuidado para não errar as entradas.Valeu e aproveite!!

Carolina Castro (carolina0116@hotmail.com)
Thu Dec 25 17:02:40 2003


Na face norte da Pedra do Frade foi aberta uma nova via de escalada com cerca de 690 mt de altura.
Fotos podem sewr vista no site www.desema.com.br

Vavá (desema@desema.com.br)
Tue Mar 2 03:45:00 2004


Fui com um grupo de amigos e não achamos à trilha, ficamos na mata e ventava muito lá encima. Procure ir com alguém que conheça, Valeu!

Jaqueline (jack80fernandes@yahoo.com.br)
Thu Sep 14 01:31:02 2006


Alguém pode, por gentileza, passar uma info segura e recente sobre o estado do cabo de aço?

Rogério (roge.abd@terra.com.br)
Tue Feb 27 16:40:50 2007


Nossa,o pico do Frade realmente é um lugar lindo. Aquela formação rochosa é perfeita. Mais sempre vão com guias pessoas que realmente conheçam a trilha. Pois, a última vez que fui não estava muito tranquilo para escalar.

Jaqueline (jack_andes@hotmail.com)
Tue Jul 24 22:34:10 2007


Bom dia aventureiros!!!
fui ao frade no sábado (04/08/2007), passei um certo perrengue mais achei a trilha, gostaria de comentar que os cabos de aço estão desfiando e esta muito perigoso para subir. quem quiser ver as fotos acessar meu album virtual do google http://picasaweb.google.com/aventureiro.filipe as fotos estaram hoje no ar. quem quiser trocar uma ideia ou até mesmo me chamar pra fazer umas é só me mandar um e-mail aventureiro.filipe@gmail.com . um grande abraço a todos.

Filipe Brito (aventureiro.filipe@gmail.com)
Mon Aug 6 09:49:37 2007


"Os homens eh que levam o perigo para a montanha" A Via eh segura para quem esta seguro. Fiz pela normal de bota de caminhada mochilinha sem boudrier corda ou material de escalada no dia 29 de julho de 2009, com tempo bom. O grau eh primeiro grau com cabo de aco e cordas fixas. Para levar alguem mais inseguro recomendaria corda boudrier e fitas longas e mosquetoes. A grampeacao de 1949 ainda eh usada em parte. Montanhismo classico!


Fabio (Fserfaty1@gmail.com)
Fri Jul 31 21:41:18 2009


Atualizando as informações sobre o Frade de Macaé: Estive lá no início de junho de 2014, e a trilha estava muito bem marcada, considerando que é um cume pouco visitado. Fiz em duas horas do carro ao cume, o livro de cume que estava lá foi aberto em 2005, e ainda nem estava pela metade. Como foi dito acima, a trilha que acompanha os cabos/cordas está em elevado estado de degradação, e deve ser tomado o cuidado para manter a vegetação intacta. Boa parte dos cabos originais foi substituída por arames de construção ou outros cabos bem finos, o que dificulta um pouco a pegada, principalmente quando estão molhados. Subi solteirado sem maiores problemas.

Marcelo Marcos Vieira (aventuranamontanha@gmail.com)
Thu Jul 3 13:54:08 2014


Estivemos no Frade agora em Maio/2016 e retiraram vários lances de cabo e colocaram algumas proteções fixas novas. As cordas fixas nas partes erodidas estão em péssima condição, não se pode confiar. Encontramos o grupo que tinha retirado os cabos descendo e eles alegam que estão fazendo a "manutenção" da via. Deve-se ter muito cuidado, pois não se sabe as alterações que foram feitas ou serão feitas no traçado original, ou o mesmo qual o objetivo final. Recomendável levar equipo completo de escalada. Deveria ser feito aviso alertando os montanhistas sobre essa alteração, pois isso pode gerar acidentes.

José Luiz (from_the_mountains@hotmail.com)
Mon May 9 16:13:16 2016


Estive hoje neste Pico,dia 29/08/2016.A trilha esta bem marcada,mas de dificil acesso para pessoas poucas acostumadas a subidas e logo no inicio ja se tem uma subida muito ingreme e ja ai voce tem a idéia do que tera para frente e muitos já desistem ai.E o livro que se tem lá é de 2005 e percebi que poucas pessoas sobem este Pico.O que tem a dizer que é muito dificil e tive o maior medo da minha vida,mas tive uma coragem e tanto e cheguei no cume.Se me perguntarem o que acha subir nao aconselho pq tive muito medo.Também tive sorte neste dia,pq tive uma vista magnifica sem vendo e sem nuvens.Estive com meu irmao e os videos que ele tem de lá ventando e com pouca visibilidade por causa das nuvens que estava baixa é de arrepiar e só de ve-los hoje me deu a idéia do que e este pico.E se o tempo não estiver propício,entao,nao aconselho.Outra dica,vai bem cedo,pq para os aprovados,menos de 3 horas nao chega lá.outro conselho,uma calça leve,pq tem muito mato,luva para os cabos de aço que machucou minha mao,e no minimo dois litros de agua e uma barra de chocolate para recuperar a energia.E aqueles que quiserem aprovar a adrenalina,vai cedo para fazer o percurso descansando.Quanto as cordas e os cabos de aço nao vi nada deteriorado.Porem existe cabos de aço finos que dificulta um pouco.Eu já subir muitos montes,mas pico nunca.Mas este pico é cruel e de muita dificuldade e perigoso.Nivel perigoso.Sorte aos que quiserem ter esta adrenalina.

Mauro Aguiar Braga (maleviwe@hotmail.com)
Mon Aug 29 20:22:01 2016


Moro próximo ao local. Sou escalador e conquistador ativo na região, em breve iremos atualizar novos setores de escalada, e, que não são poucos. Lugar mágico e abençoado por sua geografia tendo montanhas com formato de um rosto, caso da montanha do Deitado em Serra da Cruz, pedra da Freira(gigante) pedra da Cruz (gigante) as conquistas são bem vindas na região. Precisando de suporte ou apenas um amigo, pode entrar em contato e é nós. Boas escaladas para todos!

Sergio Santos (escalarepreciso@hotmail.com)
Mon Jun 29 17:37:07 2020



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!