logotipo

Inglês, Fissura do

Graduação: 4° VI

Localização: São João - Copacabana ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Heckel Capucci e Rodolfo Chermont.
Ano: 1970

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


ATENÇÃO!!
é necessário levar móveis para essa via.

Com a permissao do conquistador e do Dep. Tecnico do CEC, tiramos 9 grampos que estavam localizados perto de fendas onde eh possivel a colocacao de peças moveis. Os grampos que ficaram estao em bom estado ou entao foram trocados.
Para chegar la: entre pela Chacrinha e siga a trilha ate o respiradouro do Metro, dali siga em diagonal para cima e para a esquerda ate atingir a cerca de arame farpado. Dali, para cima ate enconstar na pedra e passar para o lado de la da cerca. Descer um pouco e continuar seguindo, passando por uma ruina e depois subir uma escadinha. Da escada, subir mais uns 10-20 metros ate poder voltar 180o em direcao a um bambuzal. Do bambuzal, tocar para a
pedra ate a base de um costaozinho e onde tem uns vergalhoes de ferro.
Equipamento sugerido: 1 jogo de camalot do 0.5 - 3.5, nuts podem ser usados, mas nao sao essenciais.
O rapel eh pela via Sucata, a direita da Fissura do Ingles (levar o croqui dela para achar os grampos nos ultimos rapeis!). Se for rapelar a propria via, tem que levar 2 cordas e fazer uns rapeis em diagonal, meio chatos.

Kika Bradford (kika@aribira.com.br)
Thu Apr 30 14:14:42 2009


Com a abertura da variante Sukita da via Sucata, o rapel ficou óbvio.

Hans Rauschmayer (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Sun Dec 4 21:43:58 2011


Via interessante, principalmente a primeira, segunda e quarta enfiada. O crux na segunda enfiada é muito bem protegido, podendo ser feito em A0.

Acredito que um jogo de friends do #.4 ao #3 seja o suficiente, já que a primeira e a quarta enfiada são praticamente toda em móvel.

Apesar das enfiadas serem curtas, costuras longas são recomendáveis...

Com corda dupla de 60 são três rapeis pela Via Sucada, que fica na direita praticamente em linha reta para baixo.

Como é face sul, durante a tarde a via fica na sombra, o que ajuda muito!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Sun Mar 10 18:49:28 2013


Excelente pedida num dia de muito sol! Via inteira na sombra, aproach tranquilo pelo parque e escalada bonita. A árvore que fazia a P3 está próxima de desbarrancar o que nos levou a emendar as duas enfiadas até P4, levando um camalot 4 a mais e um .3, eles nos ajudaram a proteger melhor esse esticão. Acredito que a via mereça passar por uma reforma pois alguns grampos estão em más condições, a via é realmente clássica e muito divertida.

Wayler Muiños (wailer_vo@hotmail.com)
Thu Jan 11 08:08:21 2018


Realizada em 26/02/2023.

PELO ESTADO DOS GRAMPOS, SUGIRO QUE A VIA NÃO SEJA REPETIDA ATÉ PASSAR POR UMA REFORMA, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE QUE É DIFÍCIL ESCAPAR DA VIA ANTES DA P5.

A trilha até a base da via Sucata é fácil de localizar com as orientações tanto do Guia da ZS quanto pelas orientações do comentário da Kika. Depois fica muito confuso, não há vestígio de trilha e para chegar na base tem muito vara-mato. Até o vergalhões que estão na base estão difíceis de serem visualizados por conta do mato, apesar de terem sido fundamentais para saber que estávamos no local correto. Demoramos bastante para identificá-los.

A P0 está tomada por galhos de árvores mas dá para se posicionar confortavelmente.

Os grampos da enfiada do crux (2ª) estão bastante oxidados, principalmente o grampo antes e depois do lance chave. Todavia, ainda parecem segurar uma queda.

O grampo esquerdo da dupla da P2 está em péssimo estado, prestes a quebrar. O direito parece bom, apesar de estar bastante envergado, possivelmente no momento da instalação.

O início da 3ª enfiada é numa horizontal bem delicada e possui um grampo logo em seguida. Depois desse grampo, segundo o croqui, era para ter mais 2 grampos até a P3, mas sumiram. A 3ª enfiada está completamente suja e tomada pelo mato.

Na P3, ainda há o platô mas somente alguns troncos para fazer a segurança do participante. Mas o platô é bom, dá para ficar desancorado.

Os grampos da dupla da P4 estão oxidados mas ainda íntegros, cumprem a função.

A pior situação é da 5ª enfiada. O 1º grampo é pequeno, bastante oxidado, mas parece bom ainda. O seguinte está muito ruim, não parece segurar uma queda, mas ao lado há um buraco em que foi possível colocar um Camalot 1. Agora, o pior grampo de todos é o seguinte, onde é sugerida a P5 num grampo simples. Grampo está péssimo, prestes a romper. Manuseando é possível sentir ele meio mole. Desta posição, foi possível verificar que os grampos seguintes também estavam péssimos, motivo pelo qual encerrei a escalada na P5. Desescalei, de baldinho, até o último grampo da via Sucata, que está íntegro, rezando para o grampo não estourar. O participante subiu limpando a enfiada até o grampo anterior, que também estava muito ruim mas melhor, e rapelou até o grampo da Sucata.


Quanto aos lances, da base, se sobe, sem proteção mas em lances fáceis (por ser o início, pode dar uma adrenada) até a P0.

A 1ª enfiada (P0 até P1) é legal de fazer, bastante opção de proteção móvel até ter que sair em direção ao único grampo da enfiada (só consegui visualizá-lo ao me aproximar), mas tem bastante agarra. Do grampo até a P2, há um lance de desescalada, portanto, o participante tem que estar bem psicologicamente para tal.

A 2ª enfiada começa com uma subida com agarrão numa parede bem vertical com risco de queda de base até terminar o lance num grampo. É fácil, lance mais de força, mas não pode cair. A partir daí, começa a horizontal, cujo trecho mais difícil é entre os 3º e 4º grampos, tem que levitar. O crux é entre os 4º e 5º grampos, uma barriga na vertical. Fiz indo para um pouco a direita do 4º grampo (anterior), bem abaixo do 5º grampo (seguinte), onde há 2 agarras de mão razoáveis, pés ruins, para dar um bote numa agarra de lado logo abaixo do 5º grampo, sendo possível costurá-lo, e, então, subir pé alto para vencer o balcão.

A 3º enfiada começa com uma horizontal bem delicada, algumas mãos boas mas quase sem pé numa parede bem vertical, até chegar ao grampo, que não está muito longe. Dali, toca pra cima, também bastante delicado até a parede perder inclinação. Deste ponto até a P3 não há vestígios da via, optei por ir me segurando no mato que felizmente aguentou.

A 4ª enfiada também é tranquila. Começa num lance com risco de queda de base mas que consegui proteger com um camalot 0.3. Essa enfiada tem bastante opção de móvel, até chegar num lance bastante vertical (V grau) antes da P4. Ali, protegi com um camalot 4 num buraco e um camalot 0.75 numa fenda, ficaram bomba. As agarras são boas, só cuidado porque nessa altura o cansaço pode estar grande.

5ª enfiada também tranquila, menos opção de proteção móvel mas indo perto da chaminé têm algumas.

Via clássica, uma das melhores da cidade. Uma pena estar completamente abandonada. Com certeza repetirei após uma reforma.


Marcelo Estácio (mesgrj@gmail.com)
Mon Feb 27 10:47:54 2023



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!