logotipo

Diedro Tetramanon

Graduação: 5°

Localização: Santo Antônio Mirim - PNSO ( Teresópolis )
Conquistadores: Alexandre Portela, Mozart Catão, Sérgio Tartari
Ano: 1987

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Escalada muito interessante, mas é preciso tomar MUITO cuidado com os marimbondos que habitam a via! Escalar em silencio absoluto, com delicadeza e analisando muito bem onde colocar as mãos ajuda...

O acesso é moleza, da estrada já é possível ver o diedro e se orientar. Antes da entrada de Teresópolis, onde tem um grande portal, existe uma placa de sinalização amarelo florescente, mais ou menos por ali tem uma passagem na cerca, onde existe um córrego. Dá para ver o vestígio da trilha, que toca reto para cima, com alguns marcos de sinalização até a base do diedro.

A primeira enfiada segue por um sistema de cristais sujos, mas com muitas agarras grandes, até chegar em um chapa caseira extremamente duvidosa.....depois desse lance já é possível usar proteções móveis e na sequencia já tem um grampo. A partir dai a via segue em travessia para a direita, com movimentos delicados e estéticos, mas sempre havendo a possibilidade de colocar uma peça, até chegar na P1 (dupla). Nessa enfiada eu usei friends pequenos e um micro friend.

A segunda enfiada é o diedro propriamente dito, começa em oposição com o pé em aderência até chegar no piton, depois vai seguindo com boas colocações e muitos pontos de descanso, onde é possível parar confortavelmente e analisar a linha da via. Nessa enfiada eu usei peças pequenas e médias, além de nuts. Logo após uma pequena árvore, chega-se em um platô onde é feita a P2 em móvel, onde utilizei um camalot #.75, #1 e #2. Também é possível usar um #.5 que deve ficar pressão, mas estava sem essa peça no momento....

A terceira enfiada segue mais um pouco pelo diedro, onde entram boas peças, pequenas e médias, até ser iniciada uma longa travessia para a direita, seguindo uns frisos na rocha bem definidos. Na medida em que vai para a direita, é possível melhor a proteção com uma ou outra peça, até chegar em uma retinha meio suja, mas com muitas agarras grandes, uma verdadeira escada. A P3 (dupla) fica após um bonito lance, uma barriga negativa com agarras gigantes.

O rapel é feito pela via ao lado, em linha reta para baixo, sem erro, possível de ser feito com uma corda de 60 metros.

Nessa escalada eu usei um jogo de camalots até #2, algumas peças intermediárias repetidas, um micro e um jogo de nuts. Com essas peças eu escalei muito tranquilo, sem passar veneno por falta de peça, mas é possível ir mais leve!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Feb 18 11:17:09 2013



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!