logotipo

Jararaca, Via

Graduação: 3° IVsup E2 D1

Localização: Cabeça de Peixe - PNSO ( )
Conquistadores: Gustavo Melo e Juliano Lindner
Ano: 1998

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


A base da via fica no final a direita de uma calha, onde tem uma corda para usar de apoio na subida. É fácil de localizar a P0, que é uma parada dupla no platô com a aresta seguindo para acima.

Não é preciso fazer uma parada em móvel, basta fazer a P1 no grampo após a fenda. Neste caso, a segunda enfiada fica bem curtinha, mas economiza um peso das peças na mochila.

Na fenda eu usei as seguintes peças (camalots) na sequencia: .75, 1, 2, .75. Dessa forma ficou praticamente um E1 e se quiser economizar ainda mais no peso, pode deixar um .75 em casa, não vai fazer muita falta.

Quanto as costuras, um jogo de oito já tá tranquilo!

O crux da via fica entre o primeiro e o segundo grampo, uma escalada em agarrencia que segue meio em aresta. Depois a inclinação cai e fica um certo passeio, sendo que a fenda é o filé da via, com ótimas colocações, excelente pegada e bons pés.

A montanha é interessante, com um visual incrível do Dedo de Deus e da Serra dos Órgãos, mas a ralação é grande! É uma subida montanha acima, trepação total, com apenas essas duas enfiadas de escalada em rocha, mas o cume vale o esforço!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Wed Nov 6 01:51:36 2013


Estive lá com os amigos no último fds... Achei o crux, 3mtrs depois do primeiro grampo, ~, bem desprotegido. Quase não dá pra arriscar - não arrisquei pq uma queda ali poderia ser fatal. Ie, cagacei. Passamos uma corda fixa por cima, acessando a trilha, e fizemos a passada pra aresta da esquerda na segurança de um prussic. Depois fica mais garantido com os móveis (friends, camalot) na fenda do segundo esticão, mas aconselho levar qnts tiver, entre #.5 e #2.. Levamos sete deles. Usamos todos!
Apesar das dificuldades e improvisações a escaladinha foi muito boa! A fendinha compensa todo o veneno que se passa pra chegar até lá.. Depois, vencidos outros tantos metros de trepa-mato brabo mesmo, a a recompensa vem através do vislumbre da fenomenal vista da Serra dos Órgãos e de todo os dedos da cadeia do Dedo de Deus do cume do pico Cabeça de Peixe.

Weber Wagner (aweberwagner@gmail.com)
Wed Jul 17 12:17:27 2019



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!