logotipo

Noviça Rebelde

Graduação: 4° VI

Localização: Pico da Tijuca - PNT ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Ronaldo Paes
Ano: 1988

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Esta linda via esta com alguns grampos um pouco enferrujados. necessitasse cautela na via.

carrozzino (ccarrozzino@bol.com.br)
Tue Jun 14 15:56:26 2005


Abrimos - Ronaldo Paes, Carlos Carrozzino e eu - um novo início, pois os metros iniciais da via original foram totalmente tomados por enormes gravatás.
É bem visível. Fica uns 10 metros à esquerda da base original e tem 3 grampos, quase em linha reta, para cima. Após o terceiro grampo, uma longa diagonal para a direita, exposta (porem facil), nos leva até o que parece ser o 4º ou 5º grampo da linha de conquista - não dá para saber quantos grampos ficaram perdidos no meio dos gravatás.

O crux desta variante fica próximo ao 1º grampo e deve dar um IVsup ou V grau. Se estiver bem seco, facilita. Hoje estava ligeiramente úmido. O lance é bem protegido por esse grampo.

Removemos o velho grampo de 3/8" da parada dupla, deixando apenas o de 1/2", que foi colocado ali mais recentemente, mantendo essa característica da conquista: nenhuma parada dupla.

Em breve iniciaremos a regrampeação completa da via, quando substituiremos todos os antigos grampos de 3/8" por novos de 1/2".
Avisaremos quando estiver concluída.

Um ótimo 2008 a todos!

Rafael


Rafael Villaça (rafael.villaca@infolink.com.br)
Thu Dec 27 22:45:04 2007


Feita em 02/12/2023.

A regrampeação prometida no comentário anterior não foi feita. Os grampos de 1/2 até que estão em bom estado (o pior é o sugerido como P2 e a P3 também não está lá essas maravilhas) mas os grampos de 3/8 estão bastante oxidados. Fora que o grampo depois da P2 ainda está pra fora, vale costurar o tarugo. Não tenho muita certeza se esses grampos de 3/8 aguentam uma queda grande, pelo menos estão nos trechos em diagonal, que são mais fáceis.

Não achei a via com grampos espaçados. Contudo, há 2 lances mal protegidos, com queda de platô (a saída da P1 e a barriga antes da P3). Acredito que seja por isso que seja considerada E3. Achei o crux entre o 1° e o 2° grampos da segunda enfiada, ao invés do último lance antes da P1 (que não é muito protegido).

Espere uma via com estilo de grampeação antiga, onde os grampos foram batidos pelo conquistador em posição confortável e não matam os lances (ou seja, não faz os lances difíceis com corda de cima).

A base da via é difícil de achar. A dica é, após a única grande descida da trilha, tem um trecho que a parede chega perto (não encosta na trilha mas fica perto). Indo em direção a parede, tem que subir para a DIREITA, meio que margeando a parede, até chegar num trecho sem mato, onde há 3 grampos (2 grandes e o terceiro pequeno), sendo que só dá para ver esses 3. Esse é o início da via, esqueçam isso de procurar variante/original ao redor. O primeiro lance, antes do 1° grampo, é puro musgo, mas é fácil. Essa parede musguenta que vai fazer você ter certeza que essa é a base. Tem um crux entre o primeiro e segundo grampos, que por ter a parede bem suja, dificulta o lance. Dá para roubar pisando no primeiro grampo, mas vale levar uma escova para fazer esse lance (escova é útil para toda a via, principalmente a primeira enfiada).

Marcelo Estácio (mesgrj@gmail.com)
Sat Dec 2 15:36:02 2023



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!