logotipo

Churros Arriba!

Graduação: 5° VI E1/E2

Localização: Pedra da Gávea - São Conrado ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Miguel Monteza e Guilherme Fonseca
Clube: CEC
Ano: 2011

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


A via à direita, aqui chamada de variante, é a Urros ao Lado. Ela começa em um platô de mato (a 30 metros da base) acessível pela Chaminé Elly. Tem proteções em móveis e grampos e termina na Churros, na altura da P2.

Miguel Monteza (mmonteza@gmail.com)
Fri Aug 9 17:32:30 2013


Via muito boa, para repetir eu usei apenas um camalot 3 na primeira enfiada, mas pode ser usado também o 2 nessa mesma enfiada. Na terceira enfiada eu não usei nada móvel, não achei necessário, já que o lance é fácil e evita um atrito maior na corda.

A base da via é compartilhada com a chaminé Elly, onde já é possível visualizar os dois primeiros grampos. Esse lance é um quinto grau, com um movimento diferente, mas nada do outro mundo. Depois segue por um costão em aderência meio suja, onde pode melhorar a proteção em duas fissuras com o camalot 2 e 3. Ela fecha em lances de quarto grau em agarra, protegido por grampos, onde as agarras são realmente boas!

A segunda enfiada é o filé da via, realmente muito bonita, com lances de domínio, agarras e alguns abaulados. O grau é bem constante nessa enfiada, sempre na casa do sexto, somente um ou outro lance o grau deve cair para um quinto, mas a proteção é extremamente amiga!

Na terceira enfiada o grau cai, ficando na casa do quarto grau, com muitos lances de aderência, fechando a via em um terceiro grau de aderência meio sujo.

Com uma corda de 70 metros foi possível fazer apenas 4 rapeis no limite da corda.

Via bonita, vale muito repetir!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Tue Sep 24 13:26:21 2013


Alguns grampos já se encontram corroídos, o terceiro já começou a perder espessura. Contudo, parecem ainda cumprir sua função, mas vale escolher os melhores nos rapeis, que são feitos em grampos simples. Não há paradas duplas.

Marcelo Estacio (mesgrj@gmail.com)
Sun Oct 9 17:27:05 2022



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!