QUEM SOMOS

75 ANOS

Em 2021 o CEC completou 75 anos de existência. Ao longo do ano, realizaremos uma série de eventos comemorativos, que começa com o lançamento deste site e do primeiro de uma série de vídeos documentando a fundação do clube e sua participação na história do montanhismo brasileiro.
CEC 75 anos
Convidamos todos os sócios e amigos a participarem da campanha dos 75 anos, publicando no Instagram uma foto com uma mensagem mostrando todo o seu amor pelo CEC. Use a hashtag #cec75 e marque o @clubeexcursionistacarioca. Veja quem já aderiu abaixo!
O CEC é feito por todos nós. O Corpo de Guias organiza e realiza excursões de montanha, cursos e palestras. A Diretoria administra as contas, mantém a sede e o patrimônio do clube e o nosso acervo histórico. Somos todos voluntários e as despesas do clube são mantidas pelas mensalidades dos sócios.

DIRETORIA

Rodrigo Milone
Rodrigo Milone
Presidente
Marcos Linhares
Marcos Linhares
Vice-presidente
Rodrigo Rodrigues
Rodrigo Rodrigues
Tesouraria
Gislaine Costa
Gislaine Costa
Secretaria
Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira
Diretor Técnico
Paula Caetano
Paula Caetano
Diretora de Comunicação
Silvio Arnaut
Silvio Arnaut
Diretor Social

CONSELHO FISCAL

Fred Campos
Cecília Ferreira
Pedro Salomão
Raphael Santiago

HISTÓRIA

O Clube Excursionista Carioca, também conhecido como CEC ou apenas “Carioca”, foi fundado em 21 de fevereiro de 1946 como uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública federal. Organizamos atividades de montanha (caminhadas e escaladas), cursos e treinamentos para realizar tais atividades com segurança e ainda promovemos a conscientização sobre a importância da preservação da natureza. Realizamos também palestras, eventos on-line e eventos sociais abertos a todos, além de manter uma sede própria com biblioteca e mediateca.

 

Desde a sua fundação, em 1946, o CEC se destaca no montanhismo nacional por sua forte tradição em escalada em rocha, em especial a escalada tradicional, tanto por suas conquistas e ascensões quanto por seus sócios icônicos e suas histórias fantásticas. Entre nossos sócios estão os primeiros brasileiros a chegar ao cume do Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, e escaladores que fizeram parte dos momentos mais importantes do montanhismo brasileiro.
Filiados à
FEMERJ
CBME
UIAA

FUTURO

Vemos o CEC como referência entre indivíduos que praticam quaisquer atividades de montanha no Rio de Janeiro, independente de serem ou não sócios do clube, com isso conseguindo conscientizar, orientar e informar pessoas sobre o impacto que causam à natureza e os riscos das atividades.
Neste momento em que o montanhismo ganha destaque devido a acontecimentos como a escalada esportiva nas Olimpíadas e a pandemia de COVID-19, o que fez as pessoas buscarem mais atividades ao ar livre, o CEC deve contribuir com a formação de uma nova geração de escaladores de alto nível técnico e comprometidos com a ética do montanhismo e o meio ambiente.
Queremos que mais e mais pessoas juntem-se ao CEC pela afinidade e vontade de contribuir com o clube, e não apenas por mero interesse nas atividades. Não podemos, nunca, perder o nosso caráter de grande família de escaladores.

“LEVANTA-TE MONTANHISTA QUE JÁ RAIOU A ALVORADA 

APAGAM-SE O LAMPIÕES COMEÇA A NOVA JORNADA 

APANHA O TEU BORNAL E CALÇA A BOTA CARDADA

PÕE A MOCHILA ÀS COSTAS E VAMOS A CAMINHADA 

IREMOS AO DEDO DE DEUS NOSSA MONTANHA PRIMEIRA 

POR TODA A SERRA DOS ORGÃOS LEVANDO A NOSSA BANDEIRA 

A BANDEIRA CEQUIENSE DE TODAS A MAIS FORMOSA 

VERÃO ASSIM TREMULAR NOS PICOS DA TERRA NOSSA.”


Cionyra Ceres de A. Hollup