QUEM SOMOS

HISTÓRIA

O Clube Excursionista Carioca, também conhecido como CEC ou apenas “Carioca”, foi fundado em 21 de fevereiro de 1946 como uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública federal. Organizamos atividades de montanha (caminhadas e escaladas), cursos e treinamentos para realizar tais atividades com segurança e ainda promovemos a conscientização sobre a importância da preservação da natureza. Realizamos também palestras, eventos on-line e eventos sociais abertos a todos, além de manter uma sede própria com biblioteca e mediateca.

Desde a sua fundação, em 1946, o CEC destaca-se no cenário nacional por sua forte tradição em escalada em rocha, em especial a escalada tradicional, tanto por suas conquistas e ascensões quanto por seus sócios icônicos e suas histórias fantásticas. Entre nossos sócios estão os primeiros brasileiros a chegar ao cume do Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, e escaladores que fizeram parte dos momentos mais importantes do montanhismo brasileiro.

Somos filiados ao montanhismo nacional e internacional

FEMERJ - Federação dos Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro
CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada
UIAA - Federação Internacional de Escalada e Montanhismo

FUTURO

Vemos o CEC como referência entre indivíduos que praticam quaisquer atividades de montanha no Rio de Janeiro, independente de serem ou não sócios do clube, com isso conseguindo conscientizar, orientar e informar pessoas sobre o impacto que causam à natureza e os riscos das atividades.

Neste momento em que o montanhismo ganha destaque devido a acontecimentos como a escalada esportiva nas Olimpíadas e a pandemia de COVID-19, o que fez as pessoas buscarem mais atividades ao ar livre, o CEC deve contribuir com a formação de uma nova geração de escaladores de alto nível técnico e comprometidos com a ética do montanhismo e o meio ambiente.

Queremos que mais e mais pessoas juntem-se ao CEC pela afinidade e vontade de contribuir com o clube, e não apenas por mero interesse nas atividades. Não podemos, nunca, perder o nosso caráter de grande família de escaladores.

“LEVANTA-TE MONTANHISTA QUE JÁ RAIOU A ALVORADA

APAGAM-SE O LAMPIÕES COMEÇA A NOVA JORNADA

APANHA O TEU BORNAL E CALÇA A BOTA CARDADA

PÕE A MOCHILA ÀS COSTAS E VAMOS A CAMINHADA

IREMOS AO DEDO DE DEUS NOSSA MONTANHA PRIMEIRA

POR TODA A SERRA DOS ORGÃOS LEVANDO A NOSSA BANDEIRA

A BANDEIRA CEQUIENSE DE TODAS A MAIS FORMOSA

VERÃO ASSIM TREMULAR NOS PICOS DA TERRA NOSSA.”


Cionyra Ceres de A. Hollup