APRENDA A ESCALAR

O montanhismo, e em especial a escalada em rocha, são atividades que inerentemente oferecem risco de vida se praticadas sem as devidas precauções. Por isso, o mais indicado é que todos os interessados façam um curso de escalada voltado para iniciantes, que chamamos de curso básico, em que ensinamos todos os procedimentos essenciais de segurança.

Além das técnicas e procedimentos adequados para cada estágio de formação, os cursos do CEC preparam montanhistas capazes de minimizar os impactos da atividade no meio ambiente e de respeitar a ética do esporte.

O montanhismo é uma prática esportiva e de lazer em que subimos montanhas e elevações rochosas, por meio de caminhadas ou escaladas, com diferentes graus de dificuldade. Ao contrário do que muitos imaginam, o montanhismo não exige força e preparo físico excepcionais, mas sim conhecimento e dedicação.

No CEC, praticamos tanto escaladas quanto caminhadas com fins recreativos e esportivos, mas nosso foco são as escaladas. Escalada em rocha é a atividade de subir paredes mais verticais usando técnicas e equipamentos de segurança como cordas, capacete, baudrier, freios e mosquetões. Existem diversas modalidades: tradicional, boulder, esportiva, indoor e artificial.

Em turmas de cerca de 10 participantes, sendo até 2 alunos por instrutor nas atividades práticas. O curso básico tem até 9 aulas teóricas e 8 aulas práticas, totalizando 400m de escalada.

Nossos cursos são homologados pela FEMERJ e ministrados por instrutores constantemente avaliados pela nossa Diretoria Técnica. Os instrutores do CEC são voluntários e não recebem nenhum tipo de remuneração. Todo o valor pago pelos alunos é revertido na compra de equipamentos, nos custos das instalações e de projetos do clube, como a manutenção de vias de escalada por todo o Rio de Janeiro.

Durante os cursos básicos, o clube empresta os equipamentos de segurança para quem ainda não tem. O valor dos cursos não inclui transporte, vestuário, ingresso em parques e alimentação para as atividades, mas eventuais custos são informados pelos guias antes das atividades.

A grande vantagem de fazer um curso de montanhismo em um clube é que ao final do curso você já terá uma rede de parceiros de escalada, além de poder estar em um ambiente com pessoas com vários anos de prática, histórias e vivências. Fazer um curso em um clube também é uma experiência social, histórica e cultural!

O CEC foi fundado em 1946 e, ao longo desses mais de 75 anos de tradição, formou escaladores de altíssimo nível técnico, que realizaram feitos entre os mais lendários do montanhismo brasileiro.

Para quem busca uma experiência mais individualizada, um curso mais rápido ou com horários mais flexíveis, também há a opção de procurar um dos guias profissionais da AGUIPERJ.

Normalmente temos duas turmas por ano: o CBM (curso básico de montanhismo), em março, e o CBE (curso básico de escalada), em setembro. As inscrições abrem cerca de um mês antes, e as vagas acabam muito rápido, normalmente no primeiro dia!

Recomendamos a aula experimental para quem quer ter um primeiro contato com a escalada antes de se comprometer com o curso. Sócios do CEC tem prioridade nas inscrições e podem fazer as aulas experimentais gratuitamente! Se o curso ainda não abriu inscrições, você pode tornar-se sócio e aproveitar-se desses benefícios desde já!

Entre em contato no formulário ao final da página para receber informações atualizadas e, acima de tudo, para bater um papo e conhecer a galera do CEC. A nossa intenção é que, após o curso, os novos montanhistas continuem sendo sócios do clube, fazendo parte da nossa comunidade de escaladores e evoluindo ainda mais!

Curso Homologado FEMERJ