PROGRAMAÇÃO

CALENDÁRIO OFICIAL

Carregando… Carregando…

DÚVIDAS FREQUENTES

As excursões – caminhadas e escaladas – normalmente são reservadas para os sócios do CEC e convidados. Realizamos atividades para todos os níveis de experiência e conhecimento, sempre prezando pela segurança de todos.

Para quem está iniciando no montanhismo, oferecemos cursos e aulas experimentais periodicamente. Fique atento aos anúncios publicados em nosso site e nas nossas redes sociais.

Para quem já escala, temos um processo de avaliação e, se necessário, de reciclagem, para garantir que todos os sócios escaladores dominam os procedimentos de segurança antes de liberá-los para marcar escaladas com os demais.

As palestras – no momento todas on-line, devivo às restrições sanitárias – são sempre abertas ao público.

A participação nas caminhadas e escaladas é gratuitas para todos os sócios. Associar-se ao CEC sai por volta de R$30/mês no plano anual.

Os cursos tem valores variados, de acordo com a duração. Alguns cursos, como o curso de formação de guias, são gratuitos para os sócios.

As excursões oficiais do CEC são guiadas por seus monitores e guias voluntários formados no Curso de Formação de Guias. A Diretoria Técnica monitora as excursões propostas pelos guias – que chamamos carinhosamente de pranchetas, por razões históricas que qualquer sócio pode te contar – e verifica se eles estão aptos a guiar as excursões a que se propõem.

Os guias, por sua vez, verificam se cada participante já tem a experiência adequada para participar de uma determinada excursão. O guia é sempre responsável pela segurança do grupo, e todos devem seguir suas instruções a todo momento.

Como qualquer atividade em ambientes remotos e naturais, as excursões oferecidas pelo clube tem riscos inerentes, e, ao participar, todos devem declarar estar cientes do risco e aptos a realizar a atividade.

Ao longo dos nossos mais de 75 anos de existência, sempre prezamos pela responsabilidade, pela segurança e pelo mínimo impacto em nossas atividades.

Para participar de nossas atividades, normalmente o primeiro passo é comparecer à nossa Reunião Social, toda quinta-feira, a partir das 20h. Também realizamos palestras gratuitas em nossa sede em outros dias da semana e lives no nosso canal no YouTube.

As excursões, normalmente, são agendadas nos finais de semana, mas os sócios também realizam escaladas e caminhadas informais, combinadas em nosso grupo, praticamente todos os dias. Fique de olho no calendário e nos avisos de cursos. Antes do início de novas turmas dos cursos, realizamos aulas experimentais abertas ao público para que os interessados tenham um primeiro contato com o montanhismo.

Não deixe de entrar em contato conosco no formulário ao final da página e teremos todo o prazer em conversar e explicar melhor para você como o clube funciona e como você pode participar das atividades.

CURSOS DE ESCALADA

Curso Homologado FEMERJ

O CEC realiza cursos ao longo do ano para o público e para seus sócios iniciarem-se e aperfeiçoarem-se na prática da escalada com segurança. Nossos cursos são realizados por guias voluntários e monitores de montanhismo credenciados. Nosso curso básico é homologado pela FEMERJ.

EVENTOS ON-LINE