ESCRITO POR

Alexandre Charão

PUBLICADO EM

4 de abril de 2023

CATEGORIA

A proximidade das montanhas de Petrópolis com o Rio de Janeiro facilita a realização de trilhas e travessias de uma dia, para quem sai de nossa sede em Copacabana. O objetivo destas pranchetas e fomentar as caminhadas na serra, com frequência mensal. Listei atividades em bairros diferentes da cidade e uma sugestão é subir na sexta ou sábado bem cedo para fazer uma atividade e depois dormir em Petrópolis, para fazer outra excursão no domingo.

Listei atividades em bairros bem diferentes, para termos paisagens variadas e ângulos diversos para admirar a e fotografar a serra. Quando for possível, adicionaremos algum banho em poço ou cachoeira ao fim da percurso. Uma ideia é fazer uma TRAVESSIA no sábado e uma TRILHA no domingo, pois ao final desta, já seria possível a volta direto para o Rio. Digo isso pois no caso da travessias, pode haver atrasos maiores e ainda precisa de tempo para voltar de van até os carros. Lembrando que no sábado de noite sempre teremos tempo de organizar uma confraternização: pizza, churrasco, queijos & vinhos e outras ideias serão bem-vindas!

 

 

INTRODUÇÃO:

Transporte:

A viação Única tem ônibus saindo do Castelo e de outros lugares do Rio e vindo até Itaipava ou até a Rodoviária do Bingen. Depois é fácil chamar um Uber até o local da estadia (de preferência subindo na sexta).

Onde ficar?

Itaipava tem vários tipos de acomodações diferentes, como pousados, hotéis e AirBnb. Aqui em casa é possível receber até 4 ou 5 pessoas e dá para acampar também. A sugestão é dormir em Petrópolis para já fazer duas atividades aqui na serra no mesmo FDS. Uma pedida barata é o Hotel Buriti da Serra, em Nogueira, mas existem vários outros locais bons, como o Kastel Itaipava.

Resgate após as Travessias:

A ideia é fechar com uma van daqui da região mesmo que pudesse levar a todos de manhã e buscar de tarde em outro bairro. Acho uma boa fazer os percursos maiores, como as travessias, no sábado, justamente por causa do resgate.

Ida para as trilhas:

Resolvi chamar de TRILHAS aqueles que terminam no mesmo ponto de partida. Uma van local ou 2 carros (depende de quantos participantes teremos) podem resolver este problema de como chegar até lá. Podemos marcar as trilhas para os domingos.

 

ATIVIDADES:

Travessia Armagedon + Pedra do Por do Sol

Mais um percurso que une bairros de Petrópolis, começando em Araras, e indo até a Pedra de Itaipava. Ao invés de terminar, continua para o Morro do Pôr de Sol

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/atravessia-araras-x-itaipava-84445119

 

Trilha para os Três Irmãos do Caxambu

É uma trilha que explora 3 cumes sobre o bairro do Caxambu, com visual para o Cobiçado e até para a baía de Guanabara

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/tres-irmaos-de-caxambu-parnaso-33947281

 

Trilha da Pedra do Elefante

Um lindo visual para o lado do RJ e para o lado de Minas, esta é uma das últimas montanhas antes da Serra dos Orgãos começar a perder altura.

https://pt.wikiloc.com/trilhas-montanhismo/pedra-do-elefante-posse-53440858

Trilha para o Covanca

Um lindo visual do MONA da Maria Comprida, é necessário verificar o acesso com o dono. Altas fotos!

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/covanca-mona-maria-comprida-122572972

 

Travessia Palmares-Serra das Antas via Monte de Milho

Um grande desnível com necessidade de usar cabos de aço, como se fosse uma via Ferrata, saindo em outro bairro ( necessidade de resgate de carro)

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-palmares-x-serra-das-antas-x-monte-de-milho-102933575

 

Travessia Araras-Secretário

É uma possibilidade dividir o grupo que for na van em dois, um indo pelo Monte de Milho, com desnível bem maior e outro por essa travessia que é mais tranquila. Cuidado, houve desmoronamento na subida do Mensagem.

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-araras-secretario-petropolis-rj-13507720

 

Morro da Bandeira e do Balão

Esta montanha atinge a cota 2.000, será necessário verificar com o Parque se é área tangível e qual permissão precisaremos. Tem uma linda vista para a parte de trás do Alcobaça e para o Ventania. O percurso abaixo ainda precisa de reavaliação pois tem muitas áreas fechadas.

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/parnaso-rochoso-morro-da-bandeira-balao-falso-acu-morro-do-alicate-e-cachoeira-do-alicate-93556649

 

OBSERVAÇÕES:

Quando:

A ideia é espaçar estas atividades a cada um mês, para preencher a temporada de 2023 até outubro ou novembro, antes do calor chegar.

Mudanças de planos:

Certas trilhas podem ter mudado, o acesso pode ter fechado ou pode ter procura muito grande. Nestes casos pensaremos em circuitos alternativos para que todos possa participar e confraternizar. Se for necessário, o grupo poderá ser dividido em dois, cada metade fazendo um percurso diferente e chegando no mesmo destino. O motivo é minimizar o impacto ambiental.

Como se inscrever:

Abriremos uma prancheta, para cada atividade e abriremos um grupo no Whatsapp único. Quem puder ir em todas, ótimo. Iremos adicionando novos participantes e removendo que não puder mais ir e no fim do ano teremos tido muitas aventuras na serra!

 

CONCLUSÃO:

O Clube é uma organização filantrópica que visa difundir o montanhismo e conhecer mais o Brasil. Desde 1946 que sócios, guias e diretores se revezam para manter nosso querido clube funcionando. Sabemos o quanto é difícil não receber nada, ajudar, usar seu tempo livre e ser alvo de críticas. São mais de 70 anos de revezamento contínuo, sempre elevando o espírito desbravador e agregador do CEC. Esperamos, com estas atividades, 1) conhecer novas montanhas próximas ao Rio, 2) reforçar o espírito de união entre os sócios, 3) ajudar a formar novas gerações de montanhistas.

 

Alexandre Charão

É médico, Cirurgião Plástico, e pisou no clube pela primeira vez em 1991. Se aproximou e se afastou do clube conforme ficava no Rio ou não e desde 2008 tem participado ativamente de atividades, tendo ajudado algumas vezes na Diretoria. Se tornou Monitor de Escalada e depois  Guia de Montanha do Clube Excursionista Carioca. Já escalou por aí: Mont Blanc, Aconcágua, Kilimanjaro, Matterhorn, Patagônia e o Piz Badile, uma face Norte clássica nos Alpes.

 

POR TODA A SERRA DOS ORGÃOS LEVANDO A NOSSA BANDEIRA

A BANDEIRA CEQUIENSE DE TODAS A MAIS FORMOSA

VERÃO ASSIM TREMULAR NOS PICOS DA TERRA NOSSA

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Posts relacionados