ESCRITO POR

Mariana Lopes Alves

PUBLICADO EM

8 de março de 2022

CATEGORIA

O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é historicamente um dia para visibilizar as conquistas dos direitos das mulheres e a luta contra as disparidades que ainda existem entre os sexos.

Na escalada essa disparidade entre homens e mulheres, apesar de cada vez menor, ainda está presente, principalmente quando falamos de aberturas de vias. Chutando sem medo de errar diria que 99% das vias de escalada no Rio de Janeiro são conquistas masculinas (e uma crescente parcela, mista).

Por isso, escolhemos esse dia tão importante para divulgar duas novas vias conquistadas pela mulherada do Clube Excursionista Carioca: via Big Bang (3º IV D1 150m) e via Henrietta Carstairs 1817 (3º IVsup D1 115m). Ambas linhas ficam na face nordeste do Dona Marta e foram fruto da oficina de conquista feminina ministrada pelos guias Cadu Spencer e Marcos Dias no final de 2021. O relato completo da oficina pode ser lido clicando aqui.

Convidamos a repetição pra quem curte uma aderência com vista maravilhosa, sombra depois das 15 horas e direito a sambinha no domingo. Nessas primeiras repetições sugerimos levar uma escovinha pros mais sensíveis. A trilha de acesso às bases começa no campinho de futebol na rua Belisário Távola, e sobe pelo muro de contenção à direita, são aproximadamente 10 minutos de caminhada. Esse acesso passa por trás da casa do gentil Sr. Mário, por isso, quando forem repetir essas vias sugerimos enviar uma mensagem de whatsapp avisando que vão passar por ali (21 972816619). Um outro acesso possível para os mais animados é rapelando pelo final da via fim do mundo (que compartilha o último grampo com a via Big Bang).

Essa nova geração de conquistadoras vem seguir os passos das grandes mulheres que já passaram pelo clube e que marcaram história com conquistas 100% femininas em incríveis vias como Lilith e Sereias Desvairadas, etc.

Um grande 8 de Março para todas, obrigada a quem nos apoiou! Essas vias são só o começo!

Os croquis e mapas das vias:

 

Leave A Comment

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Posts relacionados