RESPONSÁVEL
DATA DA ATIVIDADE

15/10/2022

RELATO POR

Rodrigo Rodrigues da Silva

PUBLICADO EM

7 de junho de 2023

CATEGORIA

Essa excursão teve como objetivo levar as escaladoras recém-formadas no CBM e novos sócios do clube a Salinas pela primeira vez. A programação oficial era composta de uma caminhada em um circuito de 20km, longo e exigente, porém sem nenhum trecho extenuante, e com paradas bem agradáveis… No domingo, a programação foi livre. Parte do grupo fez escaladas no Morro do Gato e outra parte juntou-se a um grupo do CERJ e caminhou até o cume.

Participantes: Rodrigo (monitor), Silvania, Rafaela, Petrola, Carol Loppi, Augusto, Helena, Carol Goulart, Renielle, Babi.

Circuito de sábado

Refúgio das Águas – Entrada secundária PETP – Camping Vale dos Deuses – Cume Cabeça de Dragão (parada) – Camping Vale dos Deuses – Caixa de Fósforos (parada) – Camping Vale dos Deuses – Refúgio Mascarin – Entrada Principal PETP – Refúgio Zezinho (parada) – Refúgio das Águas

Tempo em movimento: +- 5h

Tempo total: +- 10h (veja bem, fizemos paradas “sociais” no caminho)

Extensão total: 20km

Desnível: 1200m

Trilha do Cabeça de Dragão é muito bem marcada e só é mais íngreme no trecho final, em laje de pedra com boa aderência (mas não recomendado fazer na chuva). O cume mostrou-se uma ótima parada para o almoço.

A trilha da Caixa de Fósforos é mais curta, bem marcada, íngreme no final e com pequenos trechos técnicos (escada de ferro). Para alcançar o cume é preciso fazer uma passada meio em chaminé protegida por duas chapas (a árvore caiu!) e alguns lances em artificial. Nesse dia, chegamos apenas à base da escalada, que já é um mirante belíssimo.

Wikiloc (tracklog) – por José Petrola

Escaladas e trilha de domingo

Via – Menina Way conquista relativamente recente, a base fica na parte “mais baixa” da trilha que sai à esquerda da base da bode da tarde. A trilha está limpa. Levar 1 jogo de camalot e nuts. Só guiei os primeiros 30m e montei um top rope. O sócio e guia Marcos Linhares, que já estava por Salinas, juntou-se ao grupo enquanto eu ia com a Rafa e a Carol G para a Vida Rural. A via parece ser bem legal, quero voltar e concluir. Mais informações direto com Serginho, pois acho que não tem croqui publicado.

Via – Vida Rural a base fica na parte “mais alta” da mesma trilha, seguindo depois da base da Menina Way. Tem várias vias por ali, cuidado para não se confundir. O primeiro grampo fica só após dar uma volta em uma bromélia em um trecho de II fácil. Depois já entra em uma verticalzinha mais difícil, seguida por lances em aderência mais exposta para os padrões do Rio. Acho que é um ótimo treino para escalar antes das vias do Capacete. Croqui da via no Guia de Escaladas de Três Picos, disponível na biblioteca do clube.

Caminhada – Morro do Gato não tenho mais detalhes, mas a trilha de 3km parece ser bem marcada, acho que o pessoal foi e voltou em 2h a partir da base das vias mencionadas anteriormente, que ficam no caminho. Créditos para participação do Breno, Mariozinho e mais algumas pessoas do CERJ que eu não conhecia e gentilmente incorporaram o grupo do CEC à caminhada.

Agradecimentos especiais à Ro e ao Serginho, que, mais uma vez, nos receberam muito bem no Refúgio das Águas, com pizzas e cervejas excelentes.

Conhecer o CEC e ter o prestígio de cada momento nas montanhas tem acrescentado muito a minha vida emocional, trazendo paz e tranquilidade, proporcionadas pelas belezas naturais que deslumbramos a cada vez que nos reunimos com pessoas especiais e de energia tão positiva. Grata por me permitirem acompanhá-los sempre.

Silvania Ramos de Melo, CBM2022

Relato parcialmente baseado no do José Petrola.

Fotos por Renielle Marinho.

 

Leave A Comment

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Posts relacionados