RESPONSÁVEL

Relato El Kabong D3 5-VI E2 450m

Guias: Ciça Ferreira e Renata Costa

Dia: 18/11/2023

Essa escalada estava planejada para o dia da festa junina do CEC em Salinas mas com a chuva torrencial da madruga na véspera do Climb, os planos foram adiados. Inicialmente eramos 3 cordadas, mas acabamos fazendo sozinhas em 18/11/23.

Entraríamos a vista na via, então, estudamos bem o croqui e pegamos alguns relatos de alguns amigos que já haviam escalado a via. Embora tivesse um friozinho na barriga, estamos animadas com a ideia de uma cordada feminina, à vista e sozinhas na parede. E assim, fomos!

Combinamos o revezamento: eu guiei os esticões ímpares e a Rê com os pares.

O acesso a base é tranquilo. A trilha de acesso é a mesma da Roberta Groba. Ao chegar na parede, virar para direita. A base da via está na extrema direita da parede. A via é de agarras, com algumas poucas passadas em aderência. Da P1 a P5 é agarrinha e depois só patacão delícia.

P1: Parece fácil ao olhar, mas achei estranho quando entrei. Como o grampo é alto, protegi em móvel em um friso abaixo do primeiro grampo a direita. Entre o terceiro e quarto grampo também dá para proteger em móvel em um friso. A parada dupla está escondida. Tem que atravessar um mato pisado. Fica depois de uma grande laca. Eu protegi em móvel na laca antes de montar nela. Fiz pela esquerda da laca e depois subi para acessar a parada.

Ciça na saída da P1

P2: Saida em diagonal para direita, tranquila, e sobe na direção da primeira parada. A partir dali, lances em agarras e algumas paçadas estranhas. Dá para ver todos os grampos.

P2

P3: Mesmo estilo das anteriores. Próxima a parada tem um lance em pé de agarrinhas (tipo as/urubu), a direita da laca.

Ciça na saída da P3

P4: Esticão do Crux. Parede diferente, com microagarras. Super delicada. Dá para proteger em móvel e é roubavél com a Panic (único esticão que tem proteções próximas).

Rê no esticão do Crux

P5: Maneiro este esticão. Saída delicada (tipo as/urubu). Tem um lance de domínio, V+, mas é protegido abaixo.

P5

P6: Cristaleira maneira, mas exposta. Bem escadinha, mas saída dela é uma passada estranha.

Rê entrando na P6

P7: Esticão que achei mais maneiro. Lance em horizontal para direita, lance meio aéreo, para mudar de fase da montanha. Protegi em móvel, antes da horizontal. Não se vê o 3 e 4 grampos.

Ciça no final esticão da P7

P8: Lindo esticão com um chorreira enorme. Esticão tranquilo, mas exposto. Alivio depois dos veneninhos anteriores.

Chorreira linda da P8

P9: Esticão do Caos! Embora seja agarrão, sai sem ver a próxima proteção. Os primeiros lances são verticais. Alguns lances senti a pedra jogando para fora. Para chegar no segundo grampo, que também não se vê, só depois de algumas paçadas. Provavelmente subi errado, fiquei na direção do segundo grampo, porém abaixo, e fazer este lance foi tenso. Demorei um pouco para tomar coragem. Tinha protegido em móvel abaixo, na direita, o que me dava um belo arrasto. Depois do segundo grampo é que a situação piorou. Fui bem para direita, como no desenho do croqui, praticamente virada de face e depois subi. Já estava com muito arrasto. Subi bastante e não achava a parada. Ventava muito forte ali na virada da pedra. Não ouvia e nem avistava a Renata. Fiquei com medo de ter errado o caminho e pela situação toda, fiquei bem tensa. Insisti na subida, tocando um pouco para esquerda, e puxando a corda com as mãos. Finalmente, em algum momento, avistei a parada. Cheguei exausta e mal humorada (rs). De lá vi diedro enorme e assustador, pensei:  – “Não guio aquilo nem ferrando. Se a Rê não pegar este esticão, rapelamos…rs…”. Felizmente aquele não era da nossa via (ufa!).

P10: Esticão todo em móvel, mas é tranquilo. Tem fazer boa leitura do caminho. Tem um lance de domínio perto da parada que achamos ser um terceiro grau.

P11: Fenda bem legal. Cabe bastante móvel. Levem tudo que tiverem. Eu não estava com o jogo completo e acabei ficando sem em alguns trechos. Cabe todos os tamanhos. A segunda fenda é mais difícil, com paçadas estranhas. Não consegui usar os nuts.

Ciça na P11

P12: Não subestimem a P12. Ainda tem alguns lances de escalada. Dá para proteger em móvel no inicio. Segurança de corpo ao final. Terminamos felizes e orgulhosas da escalada!

CUME!

DICA: Via para pessoas que guiam confortavelmente 5 grau.