Via Passagem dos Olhos, 3º IV - Pedra da Gávea

Pedra da Gávea

15.09.2013

Marcio Hosken – Daniel Correia – Pedro Salomão

Após quase seis meses tentando fazer essa via, que sempre chovia no dia marcado, conseguimos...Chegamos às 08h05 no portão, chegando a base da via às 09h20, trilha longa e muito calor. Certamente isso é o crux da escalada, você já chega cansado na base. RsLevando em conta que a via possui 5 esticões, sendo 3 de 35m e 2 de 20m, resolvemos escalar com uma corda de 70m, em I, com um participante preso exatamente no meio.Começamos a escalar por volta das 10h, chegamos no 1º olho por volta das 11h40, no 2º olho por volta das 12h20, descansamos, comemos uns sandubas, bebemos água (levamos 45 min nessa brincadeira), e partimos pro cabo de aço por volta das 13h. Acabamos a parte do cabo às 13h50, guardamos os equipamentos e começamos a trilha final para o cume às 14h15m chegando ao cume às 14h25.

Img 6358

Impressões que nós tivemos da via:
1) A via é um 3º IV, mas não é “dada” não, em alguns trechos é necessário uma certa dose de atenção;
2) O participante só se ferra, tem que ser safo, ter um bom psicológico e um bom preparo;
3) A parte do cabo não é legal de se fazer (vale descansar antes no segundo olho);
4) O trecho de trepa pedra na trilha final para o cume é um pouco esquisito a primeira vista, mas é bem tranquilo de se fazer;
5) Às 10h, já tem sol em toda a via.
Por último, perguntamos na entrada se havia possibilidade de chegar antes da abertura do portão e o funcionário nos informou que tem que pegar uma autorização na administração do PNT, sendo assim, vale pedir essa autorização pois daria pra fazer grande parte da via na sombra.