i18n: Posts Tagged “Carioca”

Via nova, pessoal!!! Pr. Tchuc Tchuc


Por thiago.luna.

Tchuc Tchuc6

Via: Pr. Tchuc Tchuc
Data: 19/07/2016
Graduação: 3º IV - E2 D2 - 220m
Morro dos Cabritos - Copacabana
Participantes: Daniel Garcia e Thiago Luna (cada um guiou 1 esticão)

Após o anúncio do Pedro Bugin, que tinha finalizado a conquista de uma nova via, a Pr. Tchuc Tchuc, fomos conhecê-la.

Uma via muito agradável de fazer, na sombra a tarde toda, com uma vista linda da praia de Copacabana.
O acesso é pela rua Constante Ramos, subindo a calha de chuva que fica no final da rua, à esquerda.

Tchuc Tchuc1

Como eu e Daniel ainda não conhecíamos esse acesso pela calha, chegamos a cogitar subir alguns grampos pela via "Pra Galera", até chegar na altura de onde a calha passa a ser horizontal, mas ao falar com o Pedro, ficamos sabendo que tem um grampo no meio da calha e depois, mais acima, quando termina a parte vertical e começa a horizontal pra esquerda.
Subindo pela calha, chegando lá em cima, é só seguir pra esquerda, até o final dela pra começar a ver as chapeletas.

Tchuc Tchuc2
                                        Final da Calha

O primeiro esticão é bem tranquilo. Rápido de ser feito.

Tchuc Tchuc3
               Primeiro Esticão

O segundo, na minha opinião, é o mais interessante, um verticalzinho com boas agarras.
O último grampo deste esticão, antes da parada, fica bem a esquerda da via, gerando um arrasto considerável. Sugestão é usar uma costura de pelo menos 80 cm para facilitar.
Tchuc Tchuc4
                                             Segundo Esticão

O terceiro e quarto esticões são bem tranquilos, seguindo sempre o 3º grau, mas tendo também deslocamentos para os lados, gerando um pouco de arrasto. Usar na via costuras de no mínimo 60 cm.
Tchuc Tchuc5
                                                  Terceiro Esticão

Por fim, o 5º esticão, o mais curto de todos, mas com um diedro no final pra fechar bem a via.
Nesse esticão, usar uma costura de 1,20 m pois tem uma mudança de direção de quase 90º pra direita, pra poder chegar no diedro.

Tchuc Tchuc6
                                   Diedro no final da via

Levamos 2 horas da base a cume. A via estava úmida, escorregando em alguns pontos e com algumas agarras indo parar no hospital. Acho que agora a via aumentou meio grau. kkkk
Pra quem está voltando a escalar e pra quem está começando a guiar, uma ótima via para treinar!

Croqui Tchuc Tchuc

Cursos no C.E. Carioca em 2013


Por charao.

Os planos para 2013 são muitos e o clube oferecerá diversos cursos para contemplar todos os níveis de escalada. Além do tradicional CBM (Curso Básico de Montanhismo) teremos o Curso de Primeiro de Cordada (novidade no clube) e também o Curso de Formação de Guias (o último foi a 5 anos). Leiam a seguir os objetivos de cada curso, as datas e os critérios para poder participar.

Irmão Maior Do Leblon

CURSO BÁSICO DE MONTANHISMO

Tem por objetivo capacitar o aluno a participar COM SEGURANÇA de atividades de montanha incluindo: escalada, caminhada, acampamento, orientação no terreno, primeiros-socorros, meteorologia básica. Dentro da escalada, proporciona o conhecimento necessário para escalar em ambiente urbano em vias de até terceiro grau. É uma excelente oportunidade para desmistificar a escalada (também chamada de alpinismo ou montanhismo). Todas as atividades são acompanhadas por monitores experientes. Haverá uma prova no final, com possibilidade de reprovação caso o aluno não aprenda os procedimentos obrigatórios de segurança. 

Cursos realizados em clubes têm a grande vantagem de proporcionarem a socialização entre indivíduos, preparando-os para escalar em dupla ou em grupo após o fim do curso. Já os cursos particulares não oferecem esta possibilidade pois há somente um aluno, no máximo dois em cada curso. O Clube Excursionista Carioca orgulha-se dos 66 anos de tradição em formar bons escaladores. A data do próximo CBM será dia 9 de abril, terça, às 19:15h na sede da Hilário de Gouveia. O curso custa R$ 550 e maiores informações podem ser vistas na aba CURSOS.

CURSO DE BÁSICO DE ESCALADA

Trata-se de um CBM focado somente em escalada, sem a parte de acampamento ou caminhada. Só é realizado no segundo semestre de cada ano, caso ocorra procura muito grande pelo CBM e não possamos atender a todos os interessados. Para 2013, não há previsão de haver CBE por enquanto. O preço sempre é um pouco mais baixo do que o CBM.

CURSO DE PRIMEIRO DE CORDADA

É um curso rápido, com carga horária de 16 horas (sábado e domingo das 8h às 16h). Tem por objetivo ensinar o escalador que vai em segundo (participante) a se tornar guia de cordada (o escalador que vai em primeiro lugar). Ele deverá dominar as técnicas de segurança e de progressão até chegar na parada. Depois disto será instruído a montar a segurança, enrolar corretamente a corda, chamar o participante com palavras ou sinais claros, garantir que este chegue até a parada com segurança e finalmente preparar-se para continuar guiando até a próxima parada. Ao fim da subida terá que dominar os nós e procedimentos necessários para os diversos rapéis até o chão, sempre monitorando o outro escalador, menos experiente, que o acompanha. É curso que visa a tornar responsável pela sua segurança e pela segurança do outro pessoas que até então só participavam da escalada de forma mais passiva. É necessário ter interesse e disposição de guiar, sabendo que quedas travadas pela corda sempre acontecerão. O curso será gratuito.

ESTÁGIO DE APRIMORAMENTO TÉCNICO

Na prática é um título que se dá a quem já está habilitado a guiar outras pessoas e a quem já pode abrir pranchetas oficiais do Clube Carioca. Não é um curso ou estágio como o nome supõe. Em 2013 teremos algumas oficinas práticas para aqueles que desejarem se tornar EAT. A realização do CPC será de extrema valia para o candidato a se tornar EAT. Para efeitos de comparação, outros clubes usam a nomenclatura de Monitor de Escalada ou então de Guia Intermediário. A diferença é que este ano teremos oficinas para futuros EAT´s. Tais oficinas serão ministradas por EAT´s mais antigos que desejam se tornar Guias de Montanha ou então por Guias já formados. As oficinas terão início em maio de 2013.

CURSO DE GUIA DE MONTANHA

É um curso difícil e que vem acontecendo somente a cada cinco anos. Teremos o CFG em 2013 com a primeira aula no dia 6 de março, quarta-feira, às 19h com o tema: A importância do Guia de Montanha (Kika Bradford) e Organização dos Esportes de Montanha no Brasil (Délson Queiroz). Em breve disponibilizaremos todo o conteúdo do curso assim como as datas. Haverá 01 aula teórica por mês e 02 aulas práticas por mês, com duração de 12 meses. Cada guia-aluno deverá escolher um Trabalho de Conclusão de Curso, como por exemplo: formar 02 EAT´s, padronizar apostilas do CEC. regrampear vias antigas, etc... Ainda não sabemos se haverá um preço para o CFG. É obrigatório escalar há no mínimo 02 anos.

Como podem ver, as intenções são as melhores possíveis: capacitar cada vez mais pessoas, trazer mais sócios para o clube, oferecer mais escaladas, homogenizar o acesso ao conhecimento e às vias de escalada, socializar todos os membros do clube, garantir escaladas de todos os níveis de dificuldade, etc...

A Diretoria Social também está preparando uma programação especial para 2013.

Ah, sobre a foto que escolhi, não resisti à piada, todos ficaram sabendo de episódio da máquina fotográfica no Facebook.

Vejo vocês no Carioca, quinta-feira, às 20:30h!

Alexandre Charão

Diretor Técnico - Clube Excursionista Carioca

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts